Acerte no tapete
Olhe por onde anda! Passe a observar os tapetes, modelos, tamanhos, cores, e veja combinações para encaixar essa peça no lugar certo, sem errar!
Primeiro passo na escolha: em qual cômodo da casa quero colocar o tapete? É uma área com fluxo grande de pessoas? Tenho crianças em casa? É lavável? Qual a durabilidade da peça? Faça todas essas perguntas inicialmente para ter um ponto de partida.
Isso influencia na escolha da cor e do material. Por exemplo, em uma sala de TV é possível optar por um tapete mais felpudo, assim como nos quartos. Já em uma sala de jantar é ideal uma trama de algodão ou fibras naturais pela facilidade de limpeza. Se o fluxo é grande no local, tapetes mais escuros escondem a sujeira.
E qual o tamanho ideal?
Para os quartos você pode optar por passadeiras, ou o tapete maior, que deve ficar parcialmente embaixo da cama. Para a sala de jantar o ideal é que as cadeiras mesmo afastadas ainda fiquem em cima no tapete. Nada de colocar apenas a mesa sobre o tapete. Para a sala de estar você pode optar por deixar todo mobiliário sobre a peça, parcialmente ou apenas no centro, englobando o espaço de circulação.
Qual a cor ideal?
Se você tem muitas estampas em casa ou piso escuro então opte por um tapete liso, de cor clara, caso contrário seu ambiente pode ficar carregado demais. No exemplo abaixo o colorido ficou por conta dos acessórios.
Se o mobiliário for claro aproveite! O tapete pode ser o centro da atenção neste caso!
Carol Furquim | Formada em hotelaria pelo Senac e pós graduada em administração pela FGV. Hoje é empresária do ramo, com a loja Lemon Home Gifts, focada em decoração, mesa posta e presentes.