Cidades

Campanha arrecada recursos do Imposto de Renda para ações com crianças, adolescentes e idosos

Doações são deduzidas no Imposto de Renda, e são aplicadas em programas na própria cidade.

Por: Da Redação atualizado: 26 de novembro de 2017 | 15h05
Lançada a campanha Imposto de Renda do Bem, que visa arrecadar doações dedutíveis no IR, para investimentos em programas com crianças, adolescentes e idosos (Foto: Siga Mais). Lançada a campanha Imposto de Renda do Bem, que visa arrecadar doações dedutíveis no IR, para investimentos em programas com crianças, adolescentes e idosos (Foto: Siga Mais).

Foi lançada na manhã desta segunda-feira (30) no gabinete do prefeito a campanha Imposto de Renda do bem, que visa arrecadar doações para ações com crianças, adolescentes e idosos. As doações de pessoas físicas e jurídicas (empresas) têm abatimento legal no Imposto de Renda (IR).
A cerimônia de lançamento contou com a presença de representantes do Conselho Municipal do Idoso e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, autoridades e imprensa.
Na abertura da solenidade o presidente do Conselho Municipal do Idoso (CMI) Wilson Hermenegildo, destacou o desafio vivenciado pelas entidades locais, dia a dia, para manter suas atividades e serviços, reiterando a importância da contribuição. “As doações via Imposto de Renda poderão resolver grande parte dos problemas de custeio das entidades e de certa forma aliviar o volume de pedidos e campanhas que são feitos, para a manutenção das mesmas”, disse.
Já a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) Dulcineia Zonzini Gonzales mencionou que campanhas semelhantes acontecem com sucesso em cidades como Dracena, Osvaldo Cruz e Presidente Prudente, e espera que haja sensibilização local para que os resultados locais também sejam positivos.
Em sua fala, o prefeito Márcio Cardim pediu a colaboração de todos. “A instituição não pode produzir se não tiver receitas”, convocou. Ele destacou também o desafio de romper um abarreira cultural. “A contribuição para as entidades, via Imposto de Renda, não torna o doador vulnerável ou exposto à fiscalização”, reforçou.
Ainda na cerimônia, presidente da Câmara Municipal, vereador Eduardo Fiorillo, apostou no sucesso da iniciativa. “A campanha vem dando muito certo em outros lugares e tenho certeza que o projeto também dará certo por aqui”.
Em seguida, a vice-prefeita Ana Maria Romanini Micheloni teve oportunidade de falar, mas transferiu esse espaço à Secretária Municipal da Assistência Social Andréia Regina Ribeiro, elogiando também sua atuação no campo da assistência social.
Assim, Andreia usou do espaço para expor sobre a necessidade de promover uma ampla mobilização local. “É preciso articular e mobilizar, e para isso temos os conselhos bastante ativos e uma equipe de funcionários que verdadeiramente veste a camisa”, disse. “É só darmos os caminhos que a sociedade de Adamantina sempre se põe a contribuir”, completou.
Por fim, o espaço foi aberto, quando usaram da palavra os vereadores Acácio Rocha e Hélio José dos Santos, e o contador Luiz Antônio Furtado, que esclareceu pontos sobre os mecanismos para efetivação das doações.

Palestra, divulgação e sensibilização

Entre as ações previstas para os meses de novembro e dezembro, os organizadores da campanha pretendem realizar uma panfletagem no dia 11 de novembro, durante os atendimentos do UnIFAI Social, no centro de Adamantina.
Para o dia 20 de novembro vai acontecer uma palestra aberta, com todas as informações sobre o mecanismo de doação e dedução no Imposto de Renda e as seguranças ao contribuinte doador, conduzida pelo representante da Receita Federal do Brasil (RFB), Marcelo Cagliari. A palestra será às 19h30, no anfiteatro da Biblioteca, aberta ao público e visa sensibilizar potenciais doadores, autoridades e contadores.
Em paralelo, uma equipe vai visitar potenciais doadores, que visitarão empresas, órgãos públicos e profissionais liberais, buscando adesão e contribuições dedutíveis no IR, para financiar os projetos voltados às crianças, adolescentes e idosos em Adamantina.

Como doar

O contribuinte do IR Pessoa Física pode destinar até 6% do imposto de renda devido, incluindo todas as doações.
Já o contribuinte do IR Pessoa Jurídica pode destinar 1% do imposto de renda devido para o Fundo Municipal do Idoso de Adamantina (FMI) e mais 1% para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Adamantina (FMDCA).
As doações devem ser feitas por meio de depósito bancário identificado com nome e CPF ou CNPJ do doador.
Para o Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, as doações devem ser feitas no Banco do Brasil/Agência Adamantina (Agência 0470-7, Conta Corrente 28.441-6), para o CNPJ do Fundo, 21.227.032/0001-02.
Para o Fundo Municipal do Idoso, as doações devem ser feitas na Caixa Federal/Agência Adamantina (Agência 0276, Conta Corrente 06.00071001-7), para o CNPJ do Fundo, 27.409.042/0001-37.

Fotos

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais