Cidades

Concluída revitalização do Lar dos Velhos por reeducandos do sistema prisional

Reeducandos atuaram na execução as melhorias, realizadas com apoio do Poder Judiciário e comunidade.

Por: Da Redação atualizado: 23 de dezembro de 2017 | 10h25
Reeducandos atuaram na execução as melhorias no Lar dos Velhos de Adamantina, realizadas com apoio do Poder Judiciário e da comunidade (Fotos: Cedidas). Reeducandos atuaram na execução as melhorias no Lar dos Velhos de Adamantina, realizadas com apoio do Poder Judiciário e da comunidade (Fotos: Cedidas).

Foram concluídos neste mês de dezembro os trabalhos de revitalização das dependências do Lar dos Velhos de Adamantina. A informação é do Juiz da Primeira Vara de Adamantina e do Departamento de Execuções Penais de Presidente Prudente, Fábio Alexandre Marinelli Sola, que atuou diretamente na viabilização das parcerias.
Segundo o magistrado, uma ampla frente de trabalho foi possível com a mobilização de reeducandos do regime semiaberto do Centro de Progressão Penitenciária de Pacaembu.
Em uma primeira fase cerca de quatro reeducandos, por período de um mês, cuidaram da preparação de partes do prédio para a pintura, mais especificamente na reparação de reboco, limpeza e substituição de telhados, reparação de forros, limpeza e parte hidráulica.
Com a preparação do prédio, em uma segunda fase, no período subsequente de 15 dias úteis, duas turmas, que totalizam 50 reeducandos, passaram a exercer a atividade de revitalização, com a pintura total das dependências. Os trabalhos foram concluídos no dia 4 de dezembro.
A iniciativa integra o Programa Via Rápida Expresso e Econômico, sendo a Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino, Tecnologia e Cultura (FAPETEC) a unidade executora.
A iniciativa do Programa é do Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado (SDECTI) e a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), representada pela Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania, com sede em São Paulo,

Mobilização local

Em paralelo ao trabalho dos reeducando, e visando complementar as melhorias, foi realizada uma mobilização local envolvendo o Poder Judiciário e advogados da Comarca de Adamantina. Com recursos do fundo de penas alternativas do Poder Judiciário local, foram adquiridos ventiladores para a substituição e deteriorados nos quartos e áreas comuns dos idosos. Já a colaboração dos advogados permitiu complementar a aquisição de materiais.

Melhorias realizadas

O juiz Fábio Alexandre Marinelli Sola detalha as ações que foram realizadas no Lar dos Velhos, relata sobre as parcerias e faz agradecimentos. Elo explica que as dependências da instituição foram reformadas do teto ao chão.
Ele explica que os telhados foram lavados e parte deles substituídos com a instalação de madeiramento e telhas novas. O chão foi restaurado e pintado nas partes com relevo, para alertar os idosos quanto ao risco de queda, e instaladas barras de apoio lateral nos corredores.
Foi construída uma passarela de concreto entre a área dos apartamentos e salão de festa para cadeirantes e todos os apartamentos e áreas comuns tiveram o reboque, interno e externo reparado, recebendo pintura. Todas as janelas e portas foram reparadas e pintadas.
Nas áreas comuns, a jardinagem foi totalmente refeita com a retirada de plantas já deterioradas e a substituição por novas, uniformes e mais alegres. Além disso, grande parte da área externa foi roçada.
Houve reparação do alambrado e pintura da face exterior frontal. Segundo o juiz, os segregados repararam até mesmo as cordas sintéticas das cadeiras de área utilizadas pelos idosos.
Ao final dos trabalhos, cerca cinco reeducandos ainda permanecem na entidade, dando apoio à limpeza e detalhes finos de pintura. Inclusive, um deles, especializado na pintura de dizeres, revitalizou as frases de apoio espalhadas pela instituição.
Para o magistrado, este foi o trabalho realizado cujo resultado se mostrou mais exuberante.

Parcerias e agradecimentos

O resultado final do trabalho foi considerado tão positivo que levou o juiz Fábio Alexandre Marinelli Sola a apresentar uma série de agradecimentos.
Em primeiro lugar parabenizou o Secretário de Administração Penitenciária do Estado de São Paulo (SAP), Lourival Gomes; o Diretor da Coordenadoria Regional Oeste (Coreste) da SAP, Roberto Medina; e o Diretor Técnico da Unidade de Pacaembu, Thiago Gonfiantini Junqueira. “Pessoas que dedicaram extrema atenção ao caso, elegendo o Lar dos Velhos de Adamantina como entidade prioritária dentro dos muitos pedidos que recebem”, disse. Ele estendeu os agradecimentos aos membros da equipe técnica, Hezequias Ambrosi, Wilson dos Santos e Aparecido Donizete dos Santos (pessoa que permaneceu todo tempo acompanhando e coordenando as atividades).
Em seguida, o magistrado agradece ao Município de Adamantina que disponibilizou o transporte dos reeducandos, especialmente na pessoa do Prefeito Marcio Cardin e dos Secretários Gustavo Rufino e Welington Zerbini.
Ele destacou também o auxílio e empenho dos advogados Marcos Figueiredo, Marco Fratini e Fernando Fratini, que auxiliaram no levantamento de recursos para materiais empregados junto aos advogados da comarca e sociedade civil. Os três conseguiram arrecadar quase R$ 5 mil.
Já as demais despesas de materiais, em aproximadamente R$ 20 mil, foram obtidos com o fundo das penas alternativas do Fórum local, que contou com apoio unânime dos demais Magistrados e Promotores.
O juiz Fábio Sola agradeceu também aos dirigentes do Lar dos Velhos. “Fica ainda o agradecimento à diretoria e presidência da entidade, que não mediram esforços em providenciar os equipamentos necessários à conclusão da obra”.
Outro agradecimento especial, dado ao resultado final dos trabalhos, foi dirigido pelo juiz aos reeducandos. “Pela primeira vez, fiz questão de agradecer pessoalmente cada um dos presos que atuaram no trabalho, eis que ficou evidente a dedicação especial que empenharam no trabalho”, disse. “Atendeu-se ao espírito da ressocialização, ou seja, os segregados promoveram o bem a necessitados e também evoluíram espiritual e profissionalmente para o retorno a sociedade”, completou.
Por fim, o juiz Fábio Sola agradeceu à Igreja Católica. “Para coroar o trabalho, disponibilizará uma imagem de Nossa Senhora Aparecida que será instalada em antigo bebedouro que hoje serve como espécie de portal à frente dos apartamentos”, completou.

 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone