Ensino

‘Leitura e Contação de Histórias’, encerra semestre da Pedagogia

Projeto retorna às atividades no segundo semestre, após o recesso escolar

Por: Por Daniel Torres (FAI) Colaborou: Prof.ª Ma. Siomara Ladeia Marinho
?Leitura e Contação de Histórias?, encerra semestre da Pedagogia. (Foto: Central Fai de Comunicação) ?Leitura e Contação de Histórias?, encerra semestre da Pedagogia. (Foto: Central Fai de Comunicação)

Não há quem resista a boas histórias. No Programa de Educação Pró-Ativa das Faculdades Adamantinenses Integradas (ProEduc-FAI) “Suricates”, elas fazem parte toda segunda-feira de duas maneiras: Leitura e Contação de Histórias.
Além de proporcionar às crianças o contato com o mundo dos livros, momentos de leitura encantam, fazem rir e são capazes de levar, ainda que em pensamento, a lugares distantes. “Sabendo que o aluno tem pouco contato com a leitura em seu ambiente familiar, apresentando na escola dificuldades de aprendizagem decorrentes dessa carência, faz-se, então, necessária a realização de um trabalho que desperte o gosto e o hábito da leitura, condição indispensável ao desenvolvimento social e à realização individual do educando”, justificou a coordenadora de Pedagogia da FAI, Prof.ª Ma. Siomara Ladeia Marinho ao informar que o projeto Leitura e Contação de Histórias está sendo desenvolvido pelos alunos do curso nos períodos matutino e vespertino.
Em junho foi finalizada a primeira etapa do projeto Leitura e Contação de Histórias, desenvolvido junto aos alunos do 1º e do 5º anos do Ensino Fundamental. “A ideia é simples e motivou os discentes do curso de Pedagogia a incentivarem as crianças a buscar e tomar gosto pela leitura”, destacou Siomara.
Ao todo, seis escolas e 60 crianças participaram do projeto que, durante o semestre, organizou a contação de histórias. Além dessa, outras ações foram feitas e tiveram resultado acima do esperado. “Foi fantástico! As alunas do curso de Pedagogia foram muito criativas e conseguiram incentivar as crianças a buscar a leitura”, disse a mãe de uma das crianças participantes da Leitura e Contação de Histórias.
“Nós aprendemos divertindo e fazendo os outros rirem. Agora sei que ler pode ser legal e me auxiliar no aprendizado”, afirmou o aluno João. A pedagoga Viviane ressaltou que a leitura é essencial para os alunos. “O projeto de leitura foi muito importante. Tivemos momentos de interação entre os alunos, que participaram da produção artística dos finais das histórias contadas. Assim, acabaram fazendo grandes descobertas”, relatou.
De acordo com a coordenadora do curso de Pedagogia, o projeto Leitura e Contação de Histórias é essencial para que os alunos viajem em diferentes tipos de leitura. “O objetivo é revelar um mundo de fantasia, sonhos e mistérios contidos na imaginação dos leitores”, disse Siomara ao agradecer as alunas do I, do III e do V termos do curso de Pedagogia que “abraçaram o projeto com amor”.
O projeto retorna às atividades no segundo semestre, após o recesso escolar. “Contamos com a participação da comunidade para que encaminhem seus filhos”, concluiu Siomara Marinho.

Publicidade

Cóz Jeans