Saúde

Adamantina e mais 23 cidades paulistas terão “Farmacêutico na Praça” neste sábado

Evento também oferece recolhimento de medicamentos e orientações ao público, na manhã de sábado.

Por: Da Redação atualizado: 11 de setembro de 2015 | 12h59
Serviços serão prestados na Praça Élio Micheloni,neste sábado, das 8h às 13h. Serviços serão prestados na Praça Élio Micheloni,neste sábado, das 8h às 13h.

A Praça Élio Micheloni, em Adamantina, receberá no próximo sábado (12) o evento Farmacêutico na Praça.  Quem comparecer ao local terá acesso a serviços gratuitos de orientação farmacêutica, além de aferição de pressão arterial e teste de glicemia capilar. Essas e outras atividades serão oferecidos pelos farmacêuticos voluntários da Seccional do CRF-SP (Conselho Regional de Farmácia) em Adamantina, das 8h às 13h.
O público presente também terá acesso a informações sobre armazenamento e descarte adequados de medicamentos, interações medicamentosas, dicas sobre como tomá-los (com água, leite, em jejum ou durante as refeições), a diferença entre genéricos, similares e referência, e receberá folders com orientação sobre os perigos da automedicação. Também nesta ação serão oferecidas orientação e recolhimento de medicamento, e orientação sobre distribuição de medicamentos na rede pública de saúde.
O “Farmacêutico na Praça” acontece simultaneamente em 24 cidades Paulistas. Além de Adamantina, as cidades de Araraquara, Araçatuba, Barretos, Bauru, Bragança Paulista, Valinhos, Jales, Votuporanga, Guarulhos, Piracicaba, Jundiaí, Marília, Itaquaquecetuba, Osasco, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São Bernardo do Campo, São José do Rio Preto, Taubaté, Sorocaba e São Paulo também receberão programação do CRF-SP.

Atuação ampliada do farmacêutico

Realizado com farmacêuticos voluntários, o evento tem como objetivo chamar atenção para a importância da assistência farmacêutica no cuidado da saúde da população. Diferentemente de outros países mais avançados, o farmacêutico ainda não é totalmente integrado ao sistema de saúde no Brasil. Em fase de regulamentação, a Lei 13.021/14, publicada em agosto do ano passado, pode mudar essa situação.
O farmacêutico é o profissional que mais conhece de medicamentos entre os que atuam na área da saúde. Por isso, ele é o único que pode garantir a segurança no consumo dessas substâncias, com o armazenamento adequado, garantindo as suas propriedades. Mas, além disso, ele pode atuar no atendimento primário da população, avaliando o paciente e prescrevendo medicamentos isentos de prescrição médica, desafogando os pronto-socorros.
O farmacêutico pode também fazer o acompanhamento da terapia medicamentosa, avaliando as reações adversas e propondo alternativas, trabalho que aumenta a aderência ao tratamento e a qualidade de vida de quem é obrigado a consumi-los em alta quantidade, por exemplo.
A Lei 13.021/14 determinou a obrigatoriedade da presença do farmacêutico em todas as farmácias e drogarias brasileiras e reafirmou a sua autonomia técnica, transformando a farmácia em estabelecimento de saúde e não em um comércio comum. A lei determinou também que as farmácias sejam integradas ao Sistema Único de Saúde (SUS) e que possam administrar soros e vacinas, de acordo com o perfil epidemiológico da região onde está.
“O Farmacêutico na Praça serve para mostrar que precisamos modernizar nosso atendimento à população e que o farmacêutico é um ator importante para aperfeiçoar nosso sistema de saúde, além de a farmácia ser o estabelecimento de saúde mais bem distribuído de todos”, afirma o presidente do CRF-SP, dr.Pedro Eduardo Menegasso.

CRF-SP

O CRF-SP é a entidade responsável pela fiscalização e habilitação legal do farmacêutico para o exercício de suas atividades no estado. Tem como missão ser referência na orientação, fiscalização e desenvolvimento do farmacêutico para o ético exercício da profissão e garantir atendimento confiável e de qualidade à sociedade.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações

Publicidade

Insta do Siga Mais