Saúde

Vereadores pedem revisão geográfica na vinculação de bairros aos Postos de Saúde

Moradores precisam percorrer grandes distâncias, quando há serviços mais próximos de casa.

Por: Da Redação atualizado: 28 de maro de 2017 | 17h00
Reportagem do jornal Folha Regional dá destaque a pedido para que saúde reorganize a vinculação dos bairros às unidades básicas de saúde (Foto: Reprodução). Reportagem do jornal Folha Regional dá destaque a pedido para que saúde reorganize a vinculação dos bairros às unidades básicas de saúde (Foto: Reprodução).

Um problema vivenciado diariamente pela população que busca atendimento nas unidades básicas de saúde de Adamantina, seja os Postos de Saúde ou as Estratégias em Saúde da Família, foi alvo de questionamentos na Câmara Municipal de Adamantina, em sessão realizada na última segunda-feira (20). O tema foi destaque em reportagem publicada no Jornal Folha Regional.
A queixa levada em plenário pelos vereadores Acácio Rocha e Aguinaldo Galvão, expressa no Requerimento Nº 083/17, reproduz o pensamento da população que reclama da forma como essa estrutura de saúde é organizada, na cidade.
Segundo os vereadores, pessoas que moram próximas a determinadas unidades básicas de saúde precisam se deslocar para pontos muito distantes de suas residências, em razão da maneira é feita essa organização e a vinculação dos bairros aos estabelecimentos de saúde.
A título de exemplificação os vereadores citam no Requerimento que há moradores residentes nas proximidades da cadeia pública, que são referenciados para serem atendidos na ESF do Jardim Adamantina, sendo que há outras unidade de ESF próximas dali, inclusive a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Rua Nove de Julho. “Agora, com o encaminhamento do Requerimento à Prefeitura, espera-se que haja sensibilidade e capacidade de organização para se promover essas melhorias, que não precisam de investimentos nem de novos recursos financeiros, mas a disposição por fazê-las”, diz Acácio.
No Requerimento, os vereadores pedem que seja priorizada a atenção ao cidadão, mais humanizada e adequada à realidade. “A expectativa é que a reorganização aqui pretendida permita uma abordagem mais racional e coerente, e que seja pautada em facilidades aos cidadãos”, diz o pedido. “Que seja promovido a reorganização da área territorial das Estratégias de Saúde da Família, possibilitando, nesta revisão, que os deslocamentos dos usuários sejam priorizados até as unidades de saúde mais próximas, para atendimento”, continua o documento.
O Requerimento foi aprovado por unanimidade, no Plenário da Câmara, e já foi remedido ao Poder Executivo, que tem prazo para respondê-lo.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
P&G Telecomunicações
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais