Adamantinense Cacá Haddad lança livro de contos; textos foram escritos na pandemia
Publicação reúne 23 conto escritos partir das memórias pessoais e das histórias ouvidas na vida.

Depois de vivenciar diferentes experiências no campo do audiovisual – como cineasta, documentarista –, e também no rádio, nas artes, na docência universitária, na gestão pública e na iniciativa privada, o jornalista adamantinense Antônio Carlos Bassio Haddad, “Cacá Haddad”, fez sua estreia na literatura com o livro de contos “Contos das histórias, estórias dos contos”, pela Editora Labrador.
A pausa forçada pela pandemia o levou a desacelerar as atividades rotineiras, sobretudo na gestão da sala de cinema Cine Hos, em Adamantina, como também nas demais movimentações profissionais. Nesse cenário, fez uma imersão na literatura, na condição de leitor voraz, lendo dois a três livros por semana. O isolamento e o distanciamento social forçados conduziram a uma imersão pessoal, nas suas memórias e lembranças de toda a vida.
Essas condições contribuíram para o novo projeto. Porém, “Contos das histórias, estórias dos contos” não foi a primeira construção literária de Cacá Haddad na pandemia. Sua primeira obra escrita nesse período de excepcionalidade é um romance. O texto final está na gaveta, atualmente sob revisão ortográfica e gramatical.
(Divulgação).
Já o livro de contos surgiu após formar a coleção inicial de textos. “Tomando como pano de fundo a cidade onde o autor nasceu e vive até hoje, este livro é composto por contos de motivações diversas. Alguns são memorialistas, inspirados em experiências da infância; outro são histórias ouvidas que se transformaram, depois de passar pela catarse, em literatura. E, por fim, outros são experiências da vida deixadas no papel como um testemunho literário do olhar do autor”, descreve a orelha da publicação.
A descrição sobre a publicação segue na contracapa do livro. “Situações aparentemente corriqueiras vividas ou ouvidas pelo autor, ao passar pelo filtro da ficção, podem tornar-se literatura, sendo capazes de provocar identificação, estranhamento, reflexão e divertimento”, destaca. “Os textos levam o leitor a mergulhar em temas e situações triviais pela perspectiva de personagens variados, mas nos quais todos nos reconhecemos em alguma medida. Os maiores medos, os gestos “infantis” que reprimimos, o extraordinário que invade um dia comum, as coisas que passam despercebidas a uns, mas que mudam totalmente a perspectiva de outros… Contos das histórias, estórias dos contos mostra que a arte da ficção reside também no que há de mais ordinário”, prossegue.
23 contos
Os 23 contos estão distribuídos em 128 páginas, onde Cacá assina como Antonio Haddad. Entre as inspirações, as histórias ouvidas na vida, como as contadas por seu pai, sobre seu avô paterno, e aquelas contadas pela avó materna, que faleceu recentemente, além das observações cotidianas. Uma delas, sobre um morador da cidade, que usava um chapéu e sempre era visto em um supermercado, inspirou o conto “O gerente”.
(Imagem: Siga Mais).
Outro destaque é o conto “A dúvida de Alexia”, que narra a interação entre um padre a assistente virtual que é moda nos tempos atuais. O diálogo entre o religioso e o dispositivo tecnológico aborda temas e personagens centrais da fé cristã, seus valores positivos e questões atuais e polêmicas, como abuso sexual por religiosos e extorsão de fieis. O texto conecta temas históricos, traz questões atuais e se estrutura em ambiente de interações entre as pessoas e as tecnologias, tão comum nos dias atuais.
Inventar outros mundos
O livro tem revisão da professora universitária de língua portuguesa, Lizandra Nascimento Martins, que assina o prefácio da publicação. “A região da Alta Paulista em detalhes, a cidade de Adamantina no Estado de São Paulo, acontecimentos advindos da família e amigos que com muita sensibilidade o escritor, ao ouvir ou observar, transformou em uma viagem prazerosa e riquíssima para todos que amam viajar através das palavras”, ressalta.
(Imagem: Siga Mais).
“Existem pessoas e lugares incríveis dentro deste livro, mas se você quiser conhecê-los, terá que abrir e ler. Saúdo cada leitor que escolheu a referida obra e garanto-lhes: ela ajudou-me a inventar outros mundos”, continuou Lizandra.
Onde encontrar
“Contos das histórias, estórias dos contos” pode ser adquirido na Banca do Carlito, no centro de Adamantina, como também nos sites da Editora Labrador, Amazon, Livraria da Vila, Livraria Martins Fontes Paulista e Livraria Loyloa.
O autor
Cacá é graduado e mestre em comunicação social pela Universidade Pontifícia Salesiana de Roma, na Itália. Teve sua graduação revalidada pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o mestrado reconhecido pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). É professor concursado no Centro Universitário de Adamantina (UniFAI) e proprietário de um cinema de rua na cidade, o Cine Hos.
Foi secretário municipal de cultura de Adamantina (2005/2006), produziu e dirigiu curtas e documentários, entre os quais, os curtas “Narciso contra narciso” e “Cincão”, rodados em Adamantina.