Adamantinense Cristiano Borro Barbosa, novo bispo em Boston, tem cerimônia de sagração episcopal
Cerimônia de sagração episcopal foi neste sábado (3), com catedral lotada em Boston, nos EUA.
Foi realizada neste sábado (3) nos Estados Unidos a cerimônia de sagração episcopal do novo bispo auxiliar de Boston, o adamantinense Cristiano Guilherme Borro Barbosa. Sua nomeação ocorreu no começo de dezembro, pelo Papa Francisco. Sob temperatura em torno de 1 °C, a celebração ocorreu na Catedral da Santa Cruz (Cathedral of the Holy Cross), em Boston.
O rito religioso teve trechos, canções e declarações em português e espanhol, dada à forte presença de imigrantes latinos na comunidade. A Catedral estava lotada. Familiares do novo bispo participaram, entre eles seus pais Antônio Barbosa e Maria do Carmo e seu irmão Alexandre, que viajaram de Adamantina para acompanhar a cerimônia e ocuparam acentos de destaque, no primeiro banco.
(Reprodução: CatholicTV).
Aos 47 anos – segundo o portal católico A12, de Aparecida – ele se torna o mais jovem brasileiro nesta função na Igreja Católica e o segundo bispo mais jovem dos Estados Unidos. Ele se unirá ao arcebispo de Boston, o cardeal Seán O'Malley, e a outros quatro auxiliares como bispos da arquidiocese, em um território que inclui quase 1,8 milhão de católicos.
O lema episcopal de Dom Cristiano será “Para que todos sejam um” (Ut Unum Sint), do discurso de despedida de Jesus no Evangelho de João (João 17:21). Veja abaixo o detalhamento sobre seu brasão.
(Reprodução: CatholicTV).
Padre Cristiano atuava como vigário episcopal para a região central e secretário para a evangelização da arquidiocese de Boston. Fez a licenciatura em Filosofia na Universidade do Sagrado Coração em Bauru, e graduação em Teologia na Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE), em Belo Horizonte (MG), entre 2005 e 2007. Cursou mestrado em Psicologia na PUC Minas e doutorado em Teologia Sagrada pelo Boston College em Chestnut Hill, Massachusetts. Foi ordenado sacerdote no Brasil, em dezembro de 2007 e incardinado na diocese de Boston em 2021.
De acordo com outro site católico, o Vatican News, o religioso nasceu em 11 de outubro de 1976 em Adamantina. Formou-se em Filosofia pela Universidade do Sagrado Coração de Bauru e cursou a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em Belo Horizonte, obtendo o título de mestre em psicologia. Foi ordenado sacerdote pela Diocese de Bauru em 22 de dezembro de 2007 e incardinado pela Arquidiocese de Boston em 2021.
(Reprodução: CatholicTV).
Ocupou os seguintes cargos e realizou outros estudos: capelão da comunidade luso-brasileira na Arquidiocese de Boston (2008-2019); vigário paroquial da Saint Anthony of Padua e da Saint Francis of Assisi em Cambridge (2019); obteve a Licenciatura e Doutorado em Teologia pelo Boston College; vigário paroquial da Holy Family, dell’Immaculate Conception e da Saint Anthony of Padua em Lowell (2019-2020); membro do corpo docente do Pope John XXIII National Seminary em Weston e do Saint John Seminary em Brighton (2020-2023); desde 2023 é vigário episcopal da região central e secretário para a Evangelização.
O Brasão de Dom Cristiano e seu lema episcopal: “Para que todos sejam um”
O brasão de um bispo normalmente representa tanto o escudo da família quanto suas principais obras e ideais. O lema episcopal de Dom Cristiano será “Para que todos sejam um”, do discurso de despedida de Jesus no Evangelho de João (João 17:21).
(Reprodução: CatholicTV).
O SIGA MAIS traz uma síntese do brasão, com heráldica assinada pelo Padre Patriky Samuel Batista. O design gráfico é de Isac Mendes Queiroz. Veja os principais aspectos e símbolos contidos nele:
1. A âncora em destaque no centro representa esperança e fidelidade. Isto mantém a estabilidade do barco em meio às tempestades e serve como símbolo de confiança no Cristo diante dos desafios da missão. A âncora também relembra o cuidado pastoral do bispo com imigrantes na Arquidiocese de Boston.
2. No lado superior direito do escudo está a Estrela do Norte, a estrela mais brilhante do a constelação da Ursa Menor, visível apenas no Hemisfério Norte. Alinhado diretamente com o eixo da Terra acima do Polo Norte, permanece quase estacionário e é uma referência de navegação vital. Garante uma navegação adequada, um caminho seguro para o norte.
3. Abaixo, as ondas evocam a Baía de Massachusetts, onde o bispo servirá como auxiliar. Também lembra ao bispo que é hora de “sair para o profundo” (cf. Lucas 5:4).
Brasão de armas do novo bispo, Dom Cristiano (Reprodução).
4. No canto superior esquerdo, as Sagradas Escrituras, símbolo da presença do Palavra de Deus na vida e missão do bispo. O livro aberto também relembra o a formação prévia do bispo tanto em teologia como em ciências humanas.
5. Abaixo, a constelação do Cruzeiro do Sul. Esta Via Láctea constelação é facilmente observada no céu do Hemisfério Sul. Composta quatro estrelas principais, permite a identificação do ponto cardeal sul. Isso lembra a Cruz do Senhor, que, como as estrelas do céu, brilha intensamente sobre o pecado e a morte, e particularmente a Catedral da Santa Cruz onde o novo bispo será ordenado. O Cruzeiro do Sul evoca também a origem do novo bispo, que nasceu no Brasil (em Adamantina/SP), país que foi inicialmente conhecido como “A Terra da Santa Cruz”. Esta origem é ainda simbolizado pela pedra ametista incrustada na cruz processional que atravessa todo o brasão. Na parte inferior do brasão, há o Cruz de Jerusalém da Ordem do Santo Sepulcro, à qual o novo bispo pertence.
6. O chapéu e as borlas são símbolos da dignidade episcopal entendida como serviço à comunidade diocesana, da qual o bispo é o pastor.
7. Completando o brasão, o lema do Bispo: “Para que todos sejam um” (cf. João 17,21), expressando como deseja servir a Cristo através do que lhe foi confiado ministério, promovendo a unidade.