Cidades

Apae de Adamantina instala sala multissensorial e amplia dinâmicas terapêuticas aos assistidos

Luzes, sons, aromas, texturas e objetos interativos criam uma experiência sensorial aos atendidos.

Por: Da Redação | Acácio Rocha atualizado: 17 de setembro de 2024 | 17h20
Um dos recursos da sala multissensorial da Apae de Adamantina (Siga Mais). Um dos recursos da sala multissensorial da Apae de Adamantina (Siga Mais).

A Apae de Adamantina, instituição de referência no atendimento a pessoas com deficiência, implantou no final do primeiro semestre deste ano sua sala multissensorial, um ambiente especialmente projetado para estimular os sentidos por meio de diferentes recursos visuais, auditivos, táteis, olfativos e proprioceptivos. A operacionalização utiliza o método Snoezelen, originado na Holanda, na década de 70 (mais informações abaixo).

O espaço utiliza uma combinação de luzes, sons, aromas, texturas e objetos interativos para criar uma experiência sensorial envolvente e personalizada, para cada necessidade do assistido. O conjunto de ferramentas promove o bem-estar e o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e emocionais em quem interage com esses recursos terapêuticos.  

Sala multissensorial na Apae de Adamantina (Siga Mais).Sala multissensorial na Apae de Adamantina (Siga Mais).

Os benefícios da sala multissensorial são amplos. Para pessoas com deficiência intelectual, física, ou transtornos como o autismo, pode ajudar a melhorar a percepção sensorial, proporcionar relaxamento e reduzir níveis de ansiedade e estresse. Além disso, esse tipo de espaço contribui para o desenvolvimento da comunicação e da socialização, ao permitir que os usuários explorem seus sentidos de maneira segura e controlada. No espaço cada estímulo pode ser adaptado às necessidades individuais, proporcionando uma experiência enriquecedora e motivadora. Com isso, a sala multissensorial é uma ferramenta valiosa para promover inclusão e melhorar a qualidade de vida de pessoas com diferentes tipos de deficiência.

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

A sala multissensorial da Apae de Adamantina foi anunciada no final de fevereiro pelo seu presidente, Carlos Roberto Bocchi Pereira, na solenidade comemorativa aos 50 anos da instituição. O investimento foi realizado pela própria Apae a partir das receitas obtidas com eventos, como o tradicional leilão e almoço, e doações dos associados e comunidade.

Sala multissensorial na Apae de Adamantina (Siga Mais).

Paralelo ao processo de aquisição foi realizado o treinamento com profissionais da equipe. Participaram as fisioterapeutas Nadia Cristina Cardoni e Tatiane Fazion de Freitas, a terapeuta ocupacional Ariana de Menezes, a professara especialista e psicopedagoga Dirce Silverio Passini e a psicóloga Mariana Mozini, que agora atuam nas sessões, junto aos assistidos.

Nádia, Dirce, Tatiane, Ariana e Mariana (Siga Mais).Presidente da Apae, Carlos Bocchi (Siga Mais).

A sala está instalada na sede da Apae, onde também estão a escola, ambulatório, a oficina de trabalhos manuais e o núcleo administrativo da instituição.

O SIGA MAIS acompanhou uma sessão especial com dois atendidos pela Apae. Os profissionais que participam do conteúdo relatam os primeiros resultados já alcançados na sala multissensorial. Assista aqui.

Método Snoezelen

O método Snoezelen é uma abordagem terapêutica e educacional que se baseia no uso de ambientes multissensoriais para promover o bem-estar e estimular os sentidos. Originado na Holanda na década de 1970, o termo "Snoezelen" é uma junção das palavras holandesas "snuffelen" (explorar) e "doezelen" (relaxar), refletindo seu objetivo principal: proporcionar uma experiência relaxante e exploratória para os indivíduos.

Sala multissensorial na Apae de Adamantina (Siga Mais).

O conceito central do Snoezelen é criar ambientes controlados, conhecidos como Salas Snoezelen ou Salas Multissensoriais, que oferecem uma combinação de estímulos sensoriais, como luzes suaves, sons relaxantes, aromas e texturas variadas. Esses ambientes são projetados para estimular os sentidos de forma não invasiva, respeitando o ritmo e as necessidades individuais de cada usuário. A experiência é guiada para que a pessoa possa interagir com os estímulos de forma ativa ou passiva, conforme sua condição e objetivos terapêuticos.

Publicidade

Residencial Altos da Colina II

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Cocipa - Hiper Cliente Feliz

Os principais benefícios do método Snoezelen estão relacionados à melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência intelectual, transtornos do espectro autista, Alzheimer, demência e outras condições neurológicas. Ele auxilia na redução do estresse, melhora o foco e a concentração, e oferece um espaço seguro para a autoexpressão e o relaxamento. Além disso, é usado para trabalhar o desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e emocionais, promovendo uma maior interação com o ambiente e com os terapeutas.

Sala multissensorial na Apae de Adamantina (Siga Mais).

O método é amplamente utilizado em terapias ocupacionais, reabilitação, educação especial e em programas voltados para o cuidado de idosos. O principal diferencial do Snoezelen é que ele coloca a pessoa no centro da experiência, respeitando suas capacidades e necessidades individuais, o que o torna uma ferramenta inclusiva e adaptável para diferentes tipos de público.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais