Cidades

Após sorteio pelo TRE-SP, urna eletrônica de Adamantina passará por teste de integridade em SP

Foram sorteadas 33 urnas neste sábado (5). Equipamento de Adamantina segue de avião para SP.

Por: Da Redação atualizado: 13:35
Urna eletronica seguiu para Presidente Prudente com escolta da Policia Militar (Siga Mais). Urna eletronica seguiu para Presidente Prudente com escolta da Policia Militar (Siga Mais).

Uma urna eletrônica de Adamantina está entre os 33 equipamentos que passarão por Teste de Integridade dos Sistemas Eleitorais que será realizado pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) neste domingo (6) na capital paulista. As urnas que passarão pela auditoria foram sorteadas na manhã deste sábado (5), véspera da eleição, em solenidade pública realizada em São Paulo.

A urna sorteada é da seção 43, localizada na Emef Navarro de Andrade. As urnas eletrônicas submetidas aos testes são de seções eleitorais já preparadas para o pleito. No local de votação, neste domingo, o equipamento será substituído por outro, da reserva de contingência, sem prejuízo aos eleitores.

A chefe do Cartório Eleitora, Ariane Mazzo José, e a juíza eleitoral Ruth Duarte Menegatti (Siga Mais).

No começo da tarde a urna sorteada seguiu de carro para Presidente Prudente com escolta da Polícia Militar, levada pela chefe do Cartório Eleitoral de Adamantina, Ariane Mazzo José. De Prudente, a urna eletrônica segue para São Paulo, de avião, para os testes que acontecem no domingo.

A juíza da 157ª Zona Eleitoral de Adamantina, Ruth Duarte Menegatti, acompanhou a remessa do equipamento. Ela também deu ciência ao Ministério Público Eleitoral, aos partidos políticos da cidade e à OAB de Adamantina.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Saiba mais

Realizado pelo TRE-SP, o Teste de Integridade acontece neste domingo, das 8h às 17h. As auditorias ocorrem paralelamente à eleição e simulam uma votação para comprovar a segurança das máquinas.

Os testes são abertos ao público e estão previstos na Resolução nº 23.673/2021 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo é mostrar que o programa da urna eletrônica registra corretamente o voto dos eleitores. O TRE-SP produziu uma cartilha explicando o passo a passo das análises.

Para os testes, cédulas de papel são preenchidas com votos, também na véspera do pleito, por representantes dos partidos políticos, das federações, coligações e terceiras pessoas, como escoteiros voluntários da Federação de Bandeirantes. As cédulas ficam guardadas em urnas de lona lacradas e, no dia da votação, os votos anotados nelas são digitados, um a um, nas urnas eletrônicas por servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público. Todas as etapas do teste são gravadas em vídeo e acompanhadas pelas entidades fiscalizadoras.

Publicidade

Residencial Altos da Colina II

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Cocipa - Hiper Cliente Feliz

Nesse processo, os votos em papel também são registrados em um sistema de apoio à votação, que funciona em um computador. Após às 17h, o resultado da votação das urnas eletrônicas é comparado com o da apuração manual para comprovar o adequado funcionamento do sistema eletrônico. O trabalho é coordenado pela Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica do TRE-SP, composta por magistrados e servidores. Em eventual 2º turno, serão testadas dez urnas, sendo nove na análise padrão e uma submetida à prova com biometria.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais