Cidades

Após temporal e estragos, Adamantina decreta situação de emergência

Medida foi tomada pela Prefeitura de Adamantina após avaliar dimensão dos estragos.

Por: Da Redação atualizado: 14 de dezembro de 2023 | 13h32
Um dos locais dos estragos, na Avenida Deputado Cunha Bueno, centro da cidade (Siga Mais). Um dos locais dos estragos, na Avenida Deputado Cunha Bueno, centro da cidade (Siga Mais).

Durante o temporal no início da noite do dia 29 de novembro, o Corpo de Bombeiros atendeu 11 ocorrências em Adamantina, relacionadas a inundação de residências e de veículos, e ainda quedas de muros e árvores. Os dados foram divulgados pelo setor de comunicação do 14º Grupamento de Bombeiros de Presidente Prudente.

No momento mais crítico das chuvas, a equipe dos Bombeiros de Adamantina estava mobilizada em uma ocorrência de acidente de trânsito (capotamento) em Flórida Paulista. Com isso houve a necessidade de deslocar guarnições do Posto dos Bombeiros de Osvaldo Cruz para o suporte aos chamados em Adamantina.

Um dos destaques do atendimento, em Adamantina, foi o socorro a uma idosa acamada, que teve sua casa inundada pelas enchentes. Ela foi retirada pelas equipes e ficou em segurança em outro local, sob cuidados de um filho.

Conforme a Prefeitura de Adamantina, equipes as equipes das Defesa Civil, Secretaria de Obras e de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, Assistência Social e Departamento de Trânsito atuaram já na noite das chuvas na desobstrução das bocas de lobo, corte de galhos, limpeza das ruas, entre outros., trabalho que seguiu a partir do amanhecer do dia seguinte. 

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Prefeitura decreta situação de emergência

Os estragos gerados pelas chuvas levaram a Prefeitura de Adamantina a decretar situação de emergência. A força das águas e a enchente tomaram a região da Alameda Maria Cândida Romanini (foto), e seu entorno (Avenida Dr. Adhemar de Barros e Rua Osvaldo Cruz), afetando imóveis e veículos. Também ocorreram enchentes em outros locais da cidade.

Já um dos pontos mais críticos foi na Rua Fioravante Spósito, onde a enxurrada invadiu casas, arrastou carros e deixou um rastro de destruição nas ruas. Camadas de asfalto foram levadas pelas águas. Houve estrago também no cruzamento da Fioravante com a Alameda dos Expedicionários.

Ainda na Fioravante Spósito, uma idosa de 83 anos, acamada, precisou da ajuda do Corpo de Bombeiros, para ser salva. A água vinda da rua invadiu a casa rapidamente e dificultou qualquer tentativa de deixar o imóvel. Uma filha da idosa, que mora com ela, contou que não tinha como retirá-la, nem para onde levar, porque a parte de dentro da casa e todo o entorno, inclusive a via pública, estavam tomados pela água. Com a ajuda dos Bombeiros a mulher foi resgatada, ilesa, e levada à casa de um outro filho dela.

Outro ponto de grande destruição foi um imóvel na esquina da Avenida Deputado Cunha Bueno com a Rua Nove de Julho, em frente ao salão social da Acrea. A força da enxurrada derrubou muros e a garagem de uma casa. Outros imóveis também foram atingidos, invadidos pelas águas.

Associação dos Engenheiros oferece vistoria técnica e análise de risco

A Associação dos Engenheiros de Adamantina (Aeaanap) disponibilizou um grupo de profissionais para realizar vistorias técnicas e outras análises de risco, de forma gratuita, nos imóveis afetados. O objetivo é garantir habitações seguras para a população que já sofre com as consequências da chuva.

Fundo Social arrecada móveis usados para atender famílias atingidas pelas chuvas

O Fundo Social de Solidariedade de Adamantina divulgou, está recebendo móveis que não estão mais em uso. Os móveis arrecadados serão destinados às famílias de Adamantina que estão em situação de vulnerabilidade social e que foram atingidas pelas chuvas registradas no município.

Os interessados em doar podem entrar em contato com o Fundo Social de Solidariedade pelo telefone (18)3522-1472 para mais informações.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Chuva na noite de 29 de novembro

Em menos de uma hora, choveu 66,4 mm em Adamantina, no início da noite de 29 de novembro. O volume de água em um curto intervalo de tempo voltou e provocar enchentes em pontos conhecidos da cidade.

O índice de chuva foi registrado pela estação meteorológica automática instalada na AEAANAP (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Nova Alta Paulista), instalada no centro de Adamantina. O registro da última hora marca início das chuvas às 18h05. Esse total de 66,4 mm foi medido até às 19h. Porém, a chuva continuou, me menor intensidade, mas fez os índices ficarem em 74,8 mm, nessa região da cidade, até verificação feita às 23h, na mesma data.

Já pela estação meteorológica automática do CIIAGRO, instalada na Agência Paulista de Tecnologia do Agronegócio (APTA), na Estrada 14, zona rural de Adamantina, os registros foram de 40,6 mm, também na faixa das 18h às 19h. O total do dia 29, nessa localidade, foi de 46,5, somados até às 23h.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais