Cidades

Atleta de projeto social de basquete da Unimed Adamantina ganha oportunidade em equipe profissional

De Adamantina, Eloá Isadora de Almeida, de 12 anos, passa a integrar elenco profissional em Tupã.

Por: Da Redação atualizado: 11 de fevereiro de 2023 | 10h28
A pequena Eloá com o diretor da Emef Eurico Leite de Moraes e representantes da Unimed (Siga Mais). A pequena Eloá com o diretor da Emef Eurico Leite de Moraes e representantes da Unimed (Siga Mais).

A pequena adamantinense Eloá Isadora de Almeida, de 12 anos, sonha em ser uma gigante do basquete. E passa a viver, nesta semana, uma oportunidade em uma equipe profissional, em Tupã. Ela é uma das egressas do projeto social de basquete realizado pela Unimed Adamantina. O Centro Esportivo é uma iniciativa que utiliza o esporte como atrativos para meninas, com o objetivo de oportunizar socialização e práticas positivas para essa faixa etária.

Eloá foi revelada em projeto social da Unimed Adamantina (Siga Mais).

A atividade existe em Adamantina há mais de dez anos e está atualmente com sua segunda monitora, a educadora física Flávia Pinheiro, que treina o grupo formado por cerca de 40 meninas. Os treinos acontecem na quadra da Emef Eurico Leite de Moraes, no Jardim Adamantina. É da própria Escola – com estímulo da direção – quase a totalidade do grupo de iniciação esportiva em basquete.

Hoje Eloá não estuda mais na Emef Eurico Leite de Moraes, por ter avançado de ano, estando até então matriculada na Escola Estadual Durvalino Grion. Mas foi por estímulo na Escola Eurico, e pelo programa desenvolvido pela Unimed Adamantina, ela encontrou no basquete uma atividade prazerosa. Se dedicou, aproveitou as oportunidades de vivência esportiva, diálogo e interação com outras meninas e com a treinadora, e passou a se destacar.

Eloá e sua treinadora pela Unimed Adamantina, Flávia Pinheiro (Siga Mais).

Seu desempenho em quadra foi percebido por olheiros, em eventos esportivos de integração com outros projetos semelhantes realizados pela Unimed em cidades ligadas à regional de Bauru. E a oportunidade de ingresso em uma equipe profissional surgiu a convite do treinador Cleiton Lima, para integrar o elenco de base da Associação Tupã Basquete, e tem formado muitos atletas de destaque no basquete. 

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Com o convite houve a decisão da família de Eloá por autorizar sua ida à Tupã, onde está desde o início da semana. Ela terá uma rotina de treinos na cidade, onde passa a morar e estudar. Com 12 anos, vai jogar pela equipe sub 14 da Associação.

Despedida, avaliações e parceria

No último sábado (3) um encontro na quadra da Emef Eurico Leite de Moraes marcou a despedida de Eloá. Ela foi cumprimentada pela treinadora, Flávia Pinheiro, pelo representante da Unimed Adamantina Leandro Colucci e pelo diretor da Escola, Ricardo Mendes Antônio.

Os três destacaram os aspectos do programa e a conquista da adamantinense para além do esporte social. “Fico muito feliz em realizar esse projeto. A Unimed dá todo o suporte e a parceria com a escola e seu diretor incentiva e traz as meninas para a atividade. Foi através dele que a Eloá chegou aqui”, disse Flávia Pinheiro.

A atleta com o diretor da Emef Eurico Leite de Moraes e representantes da Unimed (Siga Mais).

Na sequência o representante da Unimed falou sobre o programa. “A  ideia é formar o social e no caso da Eloá foi um bônus. O projeto está dando frutos além do objetivo”, destacou Leandro Colucci.

Já o diretor da Escola ressaltou sobre oportunidades e a parceria com a Unimed Adamantina. “As oportunidades surgem nas nossas vidas, diariamente. Não perca essa oportunidade. Agarre mesmo, disse. “É um projeto social que deu frutos. A Unimed sempre ajudou a nossa escola. É um excelente parceiro”, completou Ricardo.

Flávia Pinheiro, Eloá e Leandro Colucci, na entrega do tênis (Siga Mais).

Ao final do encontro da quadra da Escola, a  jovem atleta ganhou ainda, da Unimed Adamantina, um par de tênis apropriado para o basquete.

Esporte social e oportunidades

O programa Centro Esportivo Unimed Adamantina ocorre na cidade há mais de dez anos. Houve uma pausa na pandemia da Covid-19 e retomou suas atividades na quadra da Emef Eurico Leite de Moraes, no Jardim Adamantina. A unidade de ensino é parceira da ação social.

Projeto social leva o basquete para meninas (Cedida/Acervo Pessoal).Grupo com o atleta profissional Alex Garcia, ex-seleção brasileira e hoje no Bauru Basquete (Cedida/Acervo Pessoal).

As aulas/treinos acontecem às segundas e quartas, a partir das 17h30, para meninas, com participantes na faixa dos 9 a 14 anos.  As despesas com a profissional de educação física, materiais, uniformes, deslocamentos, alimentação e outros insumos são custeadas pela Unimed local.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

O programa social ocorre em outras unidades da Unimed, na área da regional de Bauru. Em encontros esportivos de basquete envolvendo os programas em andamento, a equipe adamantinense chegou a sagar-se campeã na categoria sub 11. Flávia Pinheiro também foi reconhecida como a melhor treinadora entre os grupos participantes.

Participação em competições (Cedida/Acervo Pessoal).Integração com o grupo de participantes Cedida/Acervo Pessoal).

Ela conta que já foram oportunizadas outras seletivas para meninas participantes do programa local, mas em situações anteriores as famílias não autorizaram a ida para os centros de treinamento profissionais. Mesmo o programa não tendo carácter competitivo e de alto rendimento, Flávia comemora a oportunidade que surgiu para a pequena adamantinense.  “A Eloá é a primeira”, vibra.

Tupã: equipe e treinador reconhecidos

A Associação Tupã Basquete tem em sua trajetória os títulos campeã paulista 14 (duas vezes), campeã paulista 15, vice-campeã paulista 16, vice-campeã paulista 18, campeã escolar (três vezes), campeã escolar brasileiro (duas vezes) e campeã da Copa de Basquete (cinco vezes).

Já o treinador Cleiton Lima é o técnico pessoal e quem revelou o armador da seleção brasileira masculina, Yago Matheus, ex-Flamengo, atuando hoje no basquete na Alemanha. Ele coleciona em sua biografia os títulos de campeão estadual mirim escolar, bicampeão brasileiro mirim escolar, campeão pela Federação Paulista sub 14, campeão pela Federação Paulista sub 15, vice-campeão pela Federação Paulista sub 16, vice-campeão pela Federação Paulista sub 18 e campeão da Copa Estadual sub 16.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais