Cidades

Bombeiros em Adamantina fazem atendimento emergencial a bebê engasgado

Bombeiro pulou o portão e iniciou manobras de desengasgamento do bebê de 15 dias de vida.

Por: Da Redação atualizado: 11:55
(Cedida/Corpo de Bombeiros). (Cedida/Corpo de Bombeiros).

No começo da noite desta quarta-feira (22) a equipe do Corpo de Bombeiros de Adamantina atendeu uma ocorrência urgente envolvendo um bebê de apenas 15 dias que chegou engasgado à unidade.

No momento em que o veículo dos familiares parou em frente ao quartel, o portão estava passando por manutenção. Demonstrando grande agilidade e comprometimento, o cabo Ebeling prontamente pulou o portão e iniciou as manobras de desengasgamento - manobra de “Heimlich” – contando com o apoio imediato do sargento Borges (ASSISTA). 

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Unimed Adamantina

Graças à rápida atuação dos bombeiros, o bebê foi estabilizado e encaminhado para atendimento no pronto-socorro da Santa Casa de Adamantina, onde passou por avaliação e foi liberado.

Em noa emitida pelo 14º GB de Presidente Prudente, o corpo de Bombeiros reforça a importância de conhecer técnicas de primeiros socorros, especialmente em casos de engasgamento infantil, pois todo segundo conta nessas situações.

Saiba mais sobre a manobra de “Heimlich”

A manobra de Heimlich é uma técnica de primeiros socorros utilizada em casos de emergência por asfixia, impedindo a pessoa de respirar. A técnica foi inventada pelo médico estadunidense Henry Heimlich, em 1974, e pode ser praticada por qualquer pessoa.

Publicidade

Hiper Farma Cocipa

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Caso o bebê sofra um sério engasgamento com algum objeto ou alimento, que o impeça de respirar, a manobra é feita de forma diferente. O primeiro passo é deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido.

Caso contrário, e ela continuar engasgada, deve-se incliná-la, com a barriga sobre o braço, com o tronco mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas suas costas. Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax da criança, na região entre os mamilos. 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone