Carretas da mamografia e do empreendedorismo iniciam atendimento em Adamantina
Carretas ficam na cidade até 15 de fevereiro. Veja como acessar os serviços.
As carretas da mamografia e do empreendedorismo iniciaram nesta segunda-feira (3) atendimento em Adamantina. Ambas ficam no município até o dia 15 de fevereiro estacionadas em frente a Biblioteca Municipal Jurema Citeli. A iniciativa é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Políticas para a Mulher, pelo programa SP Por Todas, e na cidade ocorre em parceria com a Prefeitura Municipal.
A carreta da mamografia realiza até 50 atendimentos diários, e os cursos de empreendedorismo oferecem formação e oportunidades para mulheres interessadas em conquistar sua independência financeira.
Secretária Valéria Bolsonaro em Adamantina (Reprodução).Secretária Valéria Bolsonaro em Adamantina (Reprodução).Secretária Valéria Bolsonaro em Adamantina (Reprodução).
A secretária estadual de Políticas para a Mulher, Valéria Bolsonaro, esteve em Adamantina na manhã de segunda-feira para abertura dos serviços. Ela foi recebida por autoridades locais e representantes da comunidade e da sociedade civil.
Exames de mamografia
Os atendimentos estarão disponíveis até o dia 15 de fevereiro, com funcionamento das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, e aos sábados, das 8h às 12h e será realizado por meio de demanda espontânea, ou seja, por meio da distribuição de senhas, sempre a partir das 8h.
Carretas em Adamantina (Imagem: Siga Mais).
Os exames de mamografia ocorrem dentro do programa Mulheres de Peito, que busca ampliar o diagnóstico e o tratamento precoce da doença com o exame gratuito para as mulheres com idade entre 50 e 69 anos apenas com a apresentação do RG e cartão SUS. Pacientes entre 35 e 49 anos e acima de 70 anos devem apresentar, também, o pedido médico, documento com foto e o cartão SUS.
Em caso de alteração no exame, as pacientes são encaminhadas a um serviço de referência do SUS para a realização de exames complementares ou tratamento.
Carreta do Empreendedorismo
Além dos exames, a carreta do empreendedorismo trará cursos como: noções básicas de corte de cabelo; design de sobrancelhas com correção de henna; depilação facial com linha; fotografia comercial com celular disponibilizados de forma gratuita pelo Senac.
Por sua vez, o Sebrae vai abordar os temas: Sebrae delas - desenvolvimento pessoal: qualidade e inspiração; seja uma empresária de sucesso; seja atenta às oportunidades; comece a organizar sua ideia de negócio: capacitação, planejamento, técnica e controle. Sebrae delas - desenvolvimento pessoal: trajetória e autoconhecimento; seja dona de sua trajetória; seja a melhor versão de si mesma; comece a planejar a formalização do seu negócio: capacitação, planejamento, técnica e controle; seja a melhor versão de si mesma. As inscrições podem ser efetuadas neste link.
Haverá ainda uma apresentação sobre prevenção e combate à violência durante a espera para a realização da mamografia promovida pela DDM e também a palestra sobre alimentação saudável também enquanto as mulheres aguardam para a realização do exame. A Defensoria Pública também fará atendimentos entre os dias 11 e 14 de fevereiro das 9h às 12h.
SP Por Todas
SP Por Todas é um movimento promovido pelo Governo do Estado de São Paulo para ampliar a visibilidade das políticas públicas para mulheres, bem como a rede de proteção, acolhimento e autonomia profissional e financeira que viabiliza serviços exclusivos para elas.
Essas frentes estão nos pilares da gestão e incluem novas soluções lançadas em março de 2024. Um dos destaques é o auxílio-aluguel de R$ 500 para vítimas de violência doméstica. Também houve ampliação do monitoramento permanente de agressores com uso de tornozeleiras; o lançamento do aplicativo SPMulher Segura, que conecta a polícia de forma direta e ágil caso o agressor se aproxime; e a criação de novas salas da Delegacia da Defesa da Mulher 24 horas.
O Governo do Estado ampliou linhas de crédito para elas e ampliou a entrega das Casas da Mulher Paulista, que oferecem serviços de apoio psicológico e capacitação profissional. A gestão paulista ainda implementou o protocolo Não Se Cale para acolhimento imediato e combate à importunação sexual em bares, restaurantes, casas de show e similares, formando equipes em um curso online oferecido gratuitamente aos profissionais do setor.