Cidades

Chuva abre cratera na pista e interrompe passagem na vicinal Pacaembu – Mirandópolis

Passagem pelo local está totalmente obstruída. Vicinal é a principal ligação entre as duas cidades.

Por: Da Redação atualizado: 2 de março de 2023 | 16h59
Local dos estragos (Cedida/João Francisco Mugnai Neves). Local dos estragos (Cedida/João Francisco Mugnai Neves).

As fortes chuvas da madrugada desta quarta-feira (1) abriram uma cratera na rodovia vicinal Koitiro Sato, que liga Pacaembu a Mirandópolis. A via é o principal acesso entre as duas cidades e atende dois centros de detenção provisória (CDP) da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), além de centenas de propriedades rurais que já vivenciam os impactos dos estragos com a obstrução da estrada.

(Cedida/Luiz Fernando Steque).(Cedida/João Francisco Mugnai Neves).

No local danificado, que fica próximo ao antigo matadouro municipal de Pacaembu, havia uma passagem subterrânea de águas de um manancial, por meio de uma tubulação. Toda a estrutura foi levada pela correnteza. Ao amanhecer foi possível dimensionar os estragos.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Os primeiros reflexos com a obstrução da estrada já foram vivenciados nas primeiras horas da manhã. A cratera impediu o atendimento com transporte escolar a estudantes da área afetada e criou transtorno para a troca de turnos dos funcionários dos dois centros de detenção provisória. Produtores rurais também vivenciam dificuldades para o escoamento da produção agrícola.

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

O SIGA MAIS conversou pela manhã com o prefeito de Pacaembu, João Francisco Mugnai Neves, que estava no local e se mobilizava para as primeiras demandas prioritárias, e avaliava os estragos. Equipes do poder público municipal estudam rotas alternativas em estradas de terra, porém em razão das fortes chuvas o deslocamento, no momento, é dificultoso.  

(Cedida/João Francisco Mugnai Neves).(Cedida/Luiz Fernando Steque).

Ele sinalizou a possibilidade de ser decretada situação de emergência pelo município, o que permitiria maior agilidade na mobilização de meios para a recuperação dos estragos, e deve buscar ajuda estadual. As chuvas causaram problemas em outros pontos da cidade. 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone