Corpo de João Vitor Marega é sepultado em Adamantina; CENIPA vai investigar o acidente
Sepultamento ocorreu às 11h deste domingo no Cemitério da Saudade de Adamantina.
O corpo do piloto adamantinense João Vitor Marega, de 33 anos, que morreu em acidente aéreo com a aeronave que pilotava, na quinta-feira (14), no Mato Grosso, foi sepultado no final da manhã deste domingo (17) no Cemitério da Saudade, em Adamantina. Não foi realizado velório, e a despedida foi marcada por forte emoção e homenagens pessoais de familiares e amigos. O corpo do piloto adamantinense e o avião agrícola foram localizados ontem (16) em Lambari D'Oeste (327 km de Cuiabá). As circunstâncias da tragédia serão investigadas.
Conforme noticiou o SIGA MAIS na sexta-feira (15), João Vitor fez oito voos na quinta-feira, e no nono não houve mais contato. Desde então familiares e amigos viveram momentos de apreensão, angústia e expectativas, até o desfecho trágico, no sábado. Conforme os Bombeiros, o corpo de João Vitor foi encontrado pela Força Aérea Brasileira (FAB), perto da fazenda onde trabalhava.
A localização do corpo e da aeronave abrem agora um período de investigação pelas autoridades mato-grossenses e da FAB. A Polícia Civil e a Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec) do Mato Grosso foram acionadas.
As buscas a João Vitor Marega e pela aeronave foram iniciadas já na quinta-feira, quando ele deixou de fazer contato após voo agrícola, e seguiram até este sábado, envolvendo drones e helicópteros, e equipes por terra. As buscas mobilizaram equipes do Corpo de Bombeiros, acionadas pela (FAB) e pelo Centro Integrado de Operações Aéreas da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (Ciopaer).
A operação da FAB e a investigação pelo CENIPA
Conforme nota da Força Aérea Brasileira (FAB) ao SIGA MAIS recebida na noite deste sábado, as após as ações de busca realizadas pelo Salvaero Amazônico, a aeronave agrícola EMB-201A Ipanema foi encontrada neste sábado pela aeronave SC-105 Amazonas, da FAB. Também participou das ações de busca, que somaram 18h35, o helicóptero H-60 Black Hawk, da FAB.
Em seguida, a fim de investigação da causa da ocorrência, investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), localizado em Brasília (DF), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-UBM.
Na Ação Inicial, conforme a nota da FAB, são utilizadas técnicas específicas, conduzidas por pessoal qualificado e credenciado que realiza a coleta e a confirmação de dados, a preservação de indícios, a verificação inicial de danos causados à aeronave, ou pela aeronave, e o levantamento de outras informações necessárias ao processo de investigação.
De acordo com a FAB, o CENIPA tem o objetivo de investigar as ocorrências aeronáuticas, de modo a prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A conclusão das investigações terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade de cada ocorrência e, ainda, da necessidade de descobrir os possíveis fatores contribuintes.
Marega
Com formação superior em engenharia ambiental pelo Centro Universitário de Adamantina, Marega foi estagiário na Prefeitura de Adamantina, na gestão do ex-prefeito Kiko Micheloni, e teve atuação destacada na implantação local do Programa Município Verde-Azul. Também foi interlocutor do mesmo Programa. Na gestão do atual prefeito Márcio Cardim, foi secretário municipal de planejamento de Adamantina, até maio deste ano.
A aviação era outra paixão, e recentemente concluiu curso para piloto agrícola, atividade que exercer nesta quinta-feira, quando fez seu último voo.
Deixa a família, e três filhos crianças.