Cidades

Defesa Civil do Estado atualiza alerta para chuvas e ventos intensos para o fim de semana em SP

Para a região de Presidente Prudente estão previstos 90 mm de chuva.

Por: Agência SP atualizado: 19 de outubro de 2024 | 16h04
Adamantina (Arquivo/Siga Mais). Adamantina (Arquivo/Siga Mais).

A Defesa Civil do Estado de São Paulo atualizou a previsão para tempestades entre sexta-feira (18) e domingo (20), com previsão de aumento no volume de chuvas. O alerta é motivado pela passagem de uma frente fria, que trará precipitações significativas, acompanhadas de raios, rajadas de vento de mais de 60km/h e por possíveis quedas de granizo em pontos isolados.  

O acumulado de chuvas no final de semana, que era de 200 milímetros, pode chegar a 250 milímetros em diversas regiões do estado. Outra alteração é o período do acumulado que era de 72 horas e passou para 24 horas.  

“Essa atualização está relacionada principalmente à mudança em relação ao período dos acumulados de chuva. No alerta anterior que emitimos de sexta até domingo tinha acumulados para 72 horas. Ou seja, essa chuva persistia durante três dias. Agora, o que nós temos é um acumulado mais denso em 24 horas”, explica o capitão Roberto Farina, diretor de comunicação da Defesa Civil. 

Previsão de chuva

Há previsão de pancadas de chuva forte e condições para temporais com raios e rajadas de vento em todas as regiões do estado, com destaque para a Serra da Mantiqueira. Confira a previsão para os acumulados:

  • Serra da Mantiqueira: 250 mm
  • Araçatuba, Bauru, Campinas, São José do Rio Preto, Sorocaba, Franca, Barretos, Ribeirão Preto: 200mm
  • Região Metropolitana de São Paulo: 95 mm
  • Vale do Ribeira e Itapeva: 60 mm
  • Presidente Prudente: 90 mm
  • Baixada Santista e Vale do Paraíba: 100 mm
  • Litoral Norte: 150 mm

“É importante que as pessoas se atentem aos alertas e tenham a percepção de risco em caso de chuva e ventos fortes. Evitem áreas abertas, encostas, tomem cuidado com quedas de árvores e busquem abrigo e um local seguro”, afirmou o secretário-chefe da Casa Militar e Coordenador Estadual de Proteção e Defesa Civil, coronel Henguel Ricardo Pereira.

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Orientações de segurança:

  • Evite lugares abertos, como praias, campos de futebol e estacionamentos
  • Evite ficar perto de objetos altos e isolados, como árvores, postes, caixas d’água e quiosques
  • No momento da chuva mantenha distância de aparelhos e objetos ligados à rede elétrica, como geladeiras, fogões e TVs
  • Evite tomar banho durante a tempestade
  • Em caso de ventos fortes, tenha cuidado com a queda de árvores, postes, fios e semáforos
  • Não desafie a força das águas, não tente transpor uma enxurrada ou andar em áreas de alagadas
  • Se estiver em uma área de encosta, observe sinais de movimentação do solo, como rachaduras nas paredes, árvores e postes inclinados, e água lamacenta
  • Se um fio energizado cair sobre o veículo, permaneça dentro do carro e ligue para o serviço de emergência 

Energisa alerta sobre riscos de acidentes e coloca plano de contingência de prontidão

Com os alertas de previsão de chuvas emitidos pela Defesa Civil estadual a Energisa Sul-Sudeste segue com as equipes e com seu plano de contingência de prontidão. A empresa, que já está com profissionais mobilizadas para responder rapidamente a possíveis ocorrências que possam surgir durante o período, aproveita para reforçar orientações de segurança que podem evitar acidentes com a eletricidade nos dias chuvosos.

Diante do cenário, o coordenador de Segurança da Energisa Sul-Sudeste, Rodrigo Pontes Garcia, relembra os riscos com os quais você pode se deparar em situações de chuvas. “Há ocasiões em que essas chuvas vêm acompanhadas de ventos fortes que causam quedas de árvores, destelhamentos, quebra de postes e rompimentos de cabos de energia, prejudicando o fornecimento de energia, e nos preocupa o fato de que muitas pessoas insistem em atitudes inseguras e não recomendadas para os dias de chuvas”, pontua Rodrigo.

Publicidade

Residencial Altos da Colina II

Publicidade

Cocipa - Hiper Cliente Feliz
Daiane Mazarin Estética

Entre as atitudes, o profissional destaca o perigo de ficar exposto a céu aberto durante a aproximação de um temporal. “Se estiver fora de casa, busque um local fechado para se abrigar e, consequentemente, evitar acidentes com raios”.

Dependendo da intensidade do temporal, se estiver na rua e encontrar árvore sobre a rede elétrica, poste quebrado ou cabos partidos no chão, não se aproxime em hipótese alguma, nem para fazer vídeos ou fotos. Também é arriscado utilizar objetos de madeira ou metálicos para afastar esses cabos. “Ao fazer isso, a pessoa pode levar um choque elétrico, que pode ser fatal”, alerta Rodrigo. 

Acidente com veículos 

Se um veículo colidir contra um poste ou um cabo de energia se romper e atingi-lo, ou até mesmo for atingido por um raio, quem está do lado de fora precisa manter a distância e acionar imediatamente a Energisa e o Corpo de Bombeiros. Já o motorista e passageiros devem ficar calmos e aguardar dentro do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até a chegada das equipes de socorro que farão o resgate com segurança.  

Isso porque nesses casos, o corpo metálico do automóvel funciona como o que se chama na Física de “Gaiola de Faraday”. De forma didática, quando um carro — que representa uma gaiola — é atingido por raios, fios energizados ou qualquer tipo de descarga elétrica de alta intensidade, essa energia fica acumulada na parte externa do veículo e ao tocar as partes metálicas, a pessoa pode ser acometida por um choque elétrico fatal. “Ou seja, o interior do veículo é o local mais seguro para não tomar um choque”, finaliza Rodrigo.

Receba SMS sobre riscos de desastres

A Defesa Civil de São Paulo envia mensagem (SMS) diretamente para os cidadãos. Qualquer pessoa pode se cadastrar, de forma gratuita, para receber alertas de risco de desastres naturais, por mensagens de texto (SMS), em seu celular.

Para receber a notificação da Defesa Civil Estadual, basta enviar um SMS para o número 40199 com o CEP de interesse.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone