Cidades

Despesas da ExpoVerde já passam de R$ 1,8 milhão; custos finais do evento são maiores

Outras despesas, como gastos com horas extras do funcionalismo, vão ampliar a conta final.

Por: Da Redação atualizado: 23 de setembro de 2023 | 11h10
ExpoVerde 2023: show de Luan Santana (Divulgação/PMA). ExpoVerde 2023: show de Luan Santana (Divulgação/PMA).

A ExpoVerde 2023 (31ª Feira do Verde e Exposição Agropecuária, Comercial e Industrial de Adamantina), realizada de 8 a 10 de setembro, consumiu pelo menos R$ 1.808.511,54 dos cofres municipais. O levantamento foi feito nesta segunda-feira (18) pelo SIGA MAIS, uma semana após o término do evento, junto aos dados abertos e públicos no Portal da Transparência da Prefeitura de Adamantina.

No levantamento o SIGA MAIS mapeou despesas empenhadas pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que na contabilidade municipal respondeu por quase a totalidade dos custos financeiros do evento. Outras duas despesas foram identificadas junto à Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente. Os maiores custos se concentram na contratação dos shows. Veja o detalhamento preliminar:

(Fonte: Portal da Transparência Municipal).

O custo total da Feira, porém, é maior, considerando outras despesas de itens diversos que já poderiam ter sido adquiridos pela Prefeitura e foram consumidos, como tintas, materiais para reformas e reparos, entre outros. As despesas com combustíveis para a operação da frota municipal nas fases pré, durante e pós evento, também compõem os custos da programação.

A conta vai ser acrescida ainda pelas despesas com água (Sabesp), energia elétrica (Energisa) e com horas extras do funcionalismo mobilizado, sobretudo trabalhadores das secretarias de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente, de Obras e Serviços, de Planejamento e Departamento de Trânsito, e Arrecadação e Fiscalização.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

2024 será maior

Em entrevista ao vivo na TV Folha Regional durante a ExpoVerde, conforme noticiou neste sábado (16) o jornal Folha Regional, o prefeito Márcio Cardim afirmou que o evento do ano que vem será ainda maior. “Aguardem! 2024 vai ser maior ainda do que a de 2023”, destaca a publicação.

(Reprodução: Folha Regional).

Ainda de acordo com a Folha Regional, o prefeito se posicionou sobre os custos do evento. “Nó temos uma equipe que pensa para frente. A cada ano nós vamos ampliar, investir nessa exposição que é tão importante para Adamantina e toda a região do Oeste do Estado de São Paulo. Então isso não é gasto, é investimento. O gestor público que deixa de investir lá na Saúde, na Educação, na Infraestrutura, no Social, eu até diria que teria que ter preocupação ao realizar uma feira. Mas nós não. Temos sustentabilidade financeira, temos dinheiro em caixa para fazer uma exposição dessa magnitude. Então, quem anda aí falando mal da feira, acho melhor mudar de Adamantina e ir pra outra cidade que não tem feira, porque aqui nós vamos continuar fazendo sim (...)”, afirmou Cardim ao canal de notícias.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Público de mais de 100 mil pessoas, destaca Prefeitura

No final do evento a Prefeitura de Adamantina divulgou o balanço da atividade, que teve portões abertos e shows de destaque no cenário nacional. “Mais de 100 mil pessoas passaram pelo recinto poliesportivo que contou com mais de 120 expositores durante os seis dias de festa”, destacou o texto da administração municipal.

Gustavo, presidente da comissão organizadora, e o prefeito Márcio Cardim (Divulgação/PMA).

No encerramento do evento o presidente da Comissão Organizadora, o secretário de gabinete Gustavo Taniguchi fez agradecimentos. “Sem os profissionais que atuam na Prefeitura, esta festa não teria acontecido! Agradeço ao prefeito Márcio Cardim por mais uma vez ter me confiado a missão de estar à frente da comissão organizadora, ao Thiago Benetão, vice-presidente e a todos os demais membros que trabalharam para que essa festa acontecesse”, afirmou, conforme pulicou o poder público.

O prefeito Márcio Cardim destacou o potencial do evento. “Mais um ano de sucesso, são eventos dessa grandeza que colocam Adamantina em destaque, trazendo toda a região para a nossa cidade, mostrando o que o município tem de melhor", diz o texto divulgado pela Prefeitura. 

A ExpoVerde 2023 teve início dia 5 de setembro com show da dupla Hugo e Guilherme e segui com as atrações Pedro Sanches e Thiago, Luan Santana, Murilo Huff, Léo Chaves e o show infantil com Patrulha uma aventura canina.

Ainda de acordo com a Prefeitura, diversos expositores manifestaram interesse em participar da edição do ano que vem.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais