Cidades

Duas novas salas de incentivo à leitura são abertas em unidades prisionais de Pacaembu

Chamadas de Salas da Liberdade, espaços são uma parceria da SAP e Funap.

Por: Vivaine De Jesus Henriques | Croeste/SAP atualizado: 14:34
Novas salas de leitura iniciam atividades nos CDPs I e II de Pacaembu (Cedida/Croeste/SAP). Novas salas de leitura iniciam atividades nos CDPs I e II de Pacaembu (Cedida/Croeste/SAP).

Com o objetivo de oferecer ambiente convidativo e estruturado para a prática da leitura e projetos diversificados, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), em parceria com a (Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap), com apoio da Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste), inaugurou, no dia 6 de novembro, duas “Salas da Liberdade” nos Centros de Detenção Provisória (CDPs) I e II de Pacaembu.

(Cedida/Croeste/SAP).

O espaço possibilita às pessoas privadas de liberdade a garantia do direito à leitura, por meio do acervo literário disponível. “Hoje é um dia de muita alegria, pois inaugurarmos esta sala e queremos que vocês reeducandos a aproveitem muito. Tudo foi pensado e organizado para que desfrutem do conhecimento que pode ser adquirido através da leitura”, disse o diretor técnico do CDP I de Pacaembu, Rodrigo Antonio Felissiani.  

Publicidade

Cocipa - Horário de Funcionamento
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

Unimed Adamantina
Rede Sete Supermercado

Para o diretor de atendimento e promoção humana da Funap, Alexandre Rodrigues Cabrera, as Salas da Liberdade oferecem espaço híbrido, direcionado à educação, leitura e cursos profissionalizantes para a população carcerária. “Tenhamos um coração grato, em qualquer situação, que nos permita não apenas enxergar as dificuldades, mas superá-las. Que vocês possam agarrar essas oportunidades no tempo em que aqui estiverem para uma verdadeira transformação pessoal”, afirmou Cabrera.

(Cedida/Croeste/SAP).

O representante do Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (GRATE) da Croeste, Rodrigo Figueirinha, destacou a importância do espaço acolhedor proporcionado pelo Estado para que os reeducandos tenham acesso aos benefícios propostos. “A Educação é um caminho para prosperar. Que vocês também digam sim para todas essas oportunidades”, disse.

(Cedida/Croeste/SAP).

Prestigiou a solenidade nas duas unidades prisionais o prefeito de Pacaembu, João Francisco Mugnai Neves, que parabenizou as instituições pela conquista e enfatizou a importância de ações que investem na ressocialização da pessoa privada de liberdade.

Publicidade

Residencial Altos da Colina II

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Rodrigo Scarpari, diretor técnico do CDP II de Pacaembu desejou aos custodiados que utilizem o espaço para reflexão, além do conhecimento. “Que seja uma realidade transformadora em suas vidas. Aproveitem esse momento”, declarou.

De acordo com o diretor da Funap, Alexandre Cabrera, até 2026, a meta é de que estejam implantadas 103 Salas da Liberdade em unidades prisionais do Estado.

O espaço conta com estantes, carrinhos de livros, mesas e cadeiras para discussões qualificadas sobre as obras literárias durante mediações.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone