Cidades

Em Lucélia, Loja Maçônica Paz e Liberdade completa 80 anos de fundação e atuação comunitária

Loja Maçônica “Paz e Liberdade” de Lucélia foi fundada em 25 de abril de 1945.

Por: Da Redação atualizado: 15:00
Loja Maconica Paz e Liberdade de Lucelia completa 80 anos (Siga Mais). Loja Maconica Paz e Liberdade de Lucelia completa 80 anos (Siga Mais).

Fundada 25 de abril de 1945, a Loja Maçônica “Paz e Liberdade” de Lucélia completa 80 anos nesta sexta-feira (25). A data motivou uma homenagem pela Câmara Municipal de Lucélia, por meio da Moção Nº 6/2025, aprovada em plenário por unanimidade durante sessão ordinária realizada na terça-feira (22), por iniciativa do vereador William Viana da Silva. A votação teve a presença, no plenário, de representantes da instituição homenageada.

Localizada à rua Manoel Lopes, 1509, a Loja Maçônica “Paz e Liberdade” nasceu de uma reunião realizada nos fundos do Cartório Distribuidor da então recém criada comarca, cujo o endereço era na avenida das Américas, 1.911 (hoje denominada avenida Antonio Chavarelli), nas proximidades da antiga estação rodoviária, onde funcionou até a construção de sua sede própria. Com o passar dos anos, consolidou-se como uma das mais importantes instituições da cidade e região, promovendo a fraternidade, a solidariedade e o aprimoramento humano.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Floricultura Flor de Lotus

Publicidade

Rede Sete Supermercado
Unimed Adamantina

Dentre seus fundadores – conforme o texto da Moção legislativa – destacam-se personalidades como Epídio Alves, jornalista e proprietário da Folha de Lucélia; Levy Adas, fazendeiro; Osório Meira Costa, servidor do judiciário, exercendo as funções de distribuidor, contador e partidor; José Firpo, que era administrador de fazenda, responsável pela construção da sede, e foi político sendo presidente da câmara e prefeito municipal; Paulo Sambaqui, funcionário público municipal; Dr. Henrique Doria Jasso, médico; Willy Neubauer, que era auxiliar de administração; Dr. Sérgio Prado Galuppo, Advogado; Dr. Ruy Nogueira Porto, Advogado; Dr. Hélio Barbosa de Oliveira, Advogado; Juvêncio França e Silva, dentista; Dr. Helio Salvador Russo, engenheiro, agrônomo; Gumercindo de Brito, comerciante e já foi prefeito de Lucélia e João Garcia Maldonado, comerciante e já foi prefeito de Lucélia, pessoas estas contribuíram para o crescimento e consolidação da instituição.

A primeira diretoria, formada por ilustres maçons, teve como Presidente Epídio Alves e foi composta por outros membros notáveis como 1º vice-presidente Renato Bergonzini, 2º vice-presidente José Pagnozzi, Orador Leônidas Naves da Cunha, Secretário Osório Meira Costa, Tesoureiro Levy Adas e Chanceler João Pimenta da Cunha. Atualmente, a diretoria é liderada pelo presidente Ricardo Moreno Hernandes, acompanhado por 1º vice-presidente Willians Neubauer Saito, 2º vice-presidente Willians Yura, Secretário Waldir Paiva, Tesoureiro Yuri Munhoz Silveira, Orador José Antônio de Souza e Chanceler Robson Alves Rodrigues.

(Foto: Siga Mais).

Pouco depois, em 24 de junho de 1949, apadrinhou a fundação da Loja Maçônica Estrela de Adamantina, ampliando ainda mais sua influência na região.

Ao longo de sua história, a Loja Maçônica “Paz e Liberdade” tem se destacado pelo compromisso com a comunidade, realizando importantes iniciativas, como a construção de um albergue noturno, objetivando hospedar os viajantes em trânsito de curta duração sem posses, posteriormente, verificou-se que o prédio seria melhor utilizado pelos munícipes com a sua destinação para à Apae, em razão do que a ela foi doado. A administração da Santa Casa de Misericórdia de Lucélia esteve sob a liderança do irmão Lourival Guilhermino da Silva, época em que a entidade conheceu sua fase mais marcante, abrigando dezenas de médicos que vinham dos grandes centros para aqui trabalhar. A Loja Maçônica “Paz e Liberdade” também assumiu a direção do Lar de Menores por diversos períodos, sempre desempenhando um papel fundamental na assistência social da cidade.

Com uma forte atuação regional e no Estado de São Paulo, a Loja Maçônica “Paz e Liberdade” mantém adeptos de toda a região do Oeste Paulista, oferecendo todos os graus da maçonaria e promovendo a beneficência através de doações a diversas entidades filantrópicas de Lucélia, Adamantina e hospitais do câncer – Amaral Carvalho de Jau e de Botucatu.

Publicidade

Hiper Cliente Feliz Cocipa

Publicidade

Supermercado Godoy
JVR Segurança

A Loja Maçônica “Paz e Liberdade” também possui um Delegacia do Supremo Conselho do Brasil composta pelo Delegado José Antônio de Souza, Secretário Joaquim José de Carvalho e o Tesoureiro José Aldair Pereira e conta com um Deputado Estadual junto à Assembleia Legislativa Maçônica, Deputado Estadual José Aldair Pereira. Além disso, a Loja abriga também o Clube das Acácias, formado pelas esposas dos maçons, que desempenham um papel essencial na assistência social e beneficência, tendo como atual presidente Daniely Capelo Hernandes.

“Diante do exposto, esta Casa Legislativa manifesta seu reconhecimento e aplauso à Loja Maçônica “Paz e Liberdade” de Lucélia, pelos 80 anos de história e relevantes serviços prestados à sociedade. Que sua trajetória continue sendo exemplo de fraternidade, justiça e compromisso social, fortalecendo os valores que norteiam a maçonaria e contribuindo para o desenvolvimento humano e comunitário”, encerra e peça legislativa.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone