Cidades

Inaugurado o Museu e Arquivo Histórico de Adamantina

Espaço recebeu o nome de “Setsu Onishi”.

Por: Da Redação | Com informações de Natacha Dominato | Prefeitura de Adamantina atualizado: 17:37
Museu e Arquivo Historico de Adamantina (Foto: Siga Mais). Museu e Arquivo Historico de Adamantina (Foto: Siga Mais).

No último sábado (29) foi realizada a inauguração do Museu e Arquivo Histórico “Setsu Onishi”, de Adamantina, novo equipamento público que passa a integrar a estrutura da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A programação integrou as comemorações alusivas aos 75 anos do município. 

(Foto: Cedida/PMA).(Foto: Mariana Bicalho).

O Museu fica na Alameda Ihity Endo, 70, Vila Endo, próximo ao Parque dos Pioneiros. Antiga reivindicação da comunidade de Adamantina, principalmente dos pioneiros, o espaço de torna um ambiente de preservação e difusão da história e memória da cidade. Assista conteúdo especial sobre o local.

Até então os inúmeros documentos, fotos, móveis e peças históricas guardadas em caixas e sem acesso ao público – alocados no prédio da Biblioteca Municipal Jurema Citeli –ficarão à disposição para visitação.

(Foto: Cedida/PMA).(Foto: Siga Mais).(Foto: Siga Mais).

O local vai seguir, a princípio, o horário comercial, ou seja, das 8h às 11 e das 13 às 17h. Para visitas monitoradas e escolas, a orientação é fazer o agendamento na Biblioteca Municipal, pelo telefone (18) 3522-4299.

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

O Museu ocupa antigo imóvel de um templo budista doado ao município pela Associação de Cultura e Recreação de Adamantina (Acrea). Após receber a posse do imóvel a administração municipal fez melhorias no espaço, com substituição do forro, do piso cerâmico e de azulejo nas áreas molhadas, e nova pintura interna e externa. Toda a parte elétrica foi substituída e foram instalados ainda esquadrias em vidro temperado. O valor do investimento no local é de R$ 193.418,60 em recursos próprios. O telhado também foi substituído, com investimento de R$ 25 mil.  

Preservação e difusão da memória

A entrega da obra resgata a história de Adamantina, e também vai contribuir para sua difusão e preservação da memória. “Manhã que entra pra história. A entrega da obra resgata a história de Adamantina. A preocupação em preservar a história dos antepassados mostra que só com conhecimento é possível ter uma sociedade justa e igualitária e assim ter uma sociedade mais justa e igualitária e que dá continuidade ao melhor que foi feito”, afirmou o secretário de Cultura e Turismo, Sergio Vanderlei da Silva.

(Foto: Siga Mais).(Foto: Siga Mais).(Foto: Siga Mais).

Na inauguração a presidente da Acrea, Noriko Onishi Saito, disse que ver o Museu pronto e aberto é a realização de um sonho. Ela lembrou o quanto todos os envolvidos foram pacientes ao longo dos anos. “Quero agradecer a todos, pois o espaço ficou amplo e moderno”.

Nelson Kamitsuji, representando Tomio Katsuragawa, ex-presidente da Comissão Bunkyo Rural, disse que o objetivo era parabenizar toda a comunidade pela iniciativa.  

Publicidade

Cocipa - Hiper Cliente Feliz
Daiane Mazarin Estética

Ricardo Soares Cangirão, "Riquinha do Bar", representando a Câmara Municipal, disse que o Poder Legislativo estava feliz pela entrega e que a inauguração vem abrilhantar o município. “Agradeço a colônia e a Noriko minha companheira de Câmara e todos envolvidos por esse dia festivo”, disse.

 

(Foto: Siga Mais).(Foto: Siga Mais).(Foto: Siga Mais).

O prefeito Márcio Cardim disse que a inauguração do Museu é um legado para o resto da vida. “Dia Feliz! Parabéns Sérgio e a todos os envolvidos. Adamantina essa semana conquistou um ranking entre quase 6 mil municípios. Adamantina é a quinta cidade para se viver… demonstra que o trabalho que tem sido feito”, finalizou o prefeito Márcio Cardim.

Publicidade

P&G Telecomunicações
Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais