INMET : Adamantina está no mapa de nova onda de calor nesta semana
Fenômeno ocorre quando a temperatura fica 5ºC acima da média por perÃodo maior do que 5 dias.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou neste domingo (10) um aviso de onda de calor, com grau de severidade de grande perigo e com risco à saúde, para uma região do país que insere os estados de São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Rondônia.
O mapa do alerta inclui parte do interior paulista, e insere Adamantina entre as cidades afetadas. O que caracteriza o alerta é a temperatura 5ºC acima da média, por período maior do que cinco dias.
Conforme a Defesa Civil do Estado de São Paulo, em verificação na manhã desta segunda-feira (11), a temperatura máxima hoje pode chegar a 36ºC em Adamantina. Para terça-feira a previsão é de 37ºC e segue em alta, com possibilidade de atingir a máxima de 39ºC na sexta-feira (15), e até 40ºC no domingo (17).
Fonte: Defesa Civil SP. Consulta em 11/03/2024 – 09h40
Diante deste cenário, é recomendado manter constante hidratação, evitar exposição ao sol nos horários mais críticos, usar roupas leves, preferir alimentação com frutas e verduras, umidificar ambientes fechados e usar protetor solar.
Mundo: fevereiro mais quente da história
Fevereiro foi o mês mais quente em nível mundial desde que há registros, informou nesta quinta-feira (7) o Serviço de Alterações Climáticas Copernicus (C35), serviço de monitoramento do clima do programa espacial europeu.
A média global da temperatura do ar em fevereiro foi de 13,54°C, afirmou a instituição sediada em Bonn, na Alemanha, em seu boletim mensal.
A temperatura está 0,81°C acima da média de fevereiro para o período de 1991 a 2020 e 0,12°C acima do recorde anterior, registrado em 2016.
Desde junho de 2023 todos os meses têm batido recorde histórico mensal de temperatura.