Los Kandangos faz apresentação no SESC Bertioga numa valorização do artista do interior
Grupo de jazz Los Kandangos é formado por nove integrantes de Adamantina.
O grupo de jazz Los Kandangos é formado por nove integrantes de Adamantina. Entre eles músicos, professores e até o maestro à frente da Banda Marcial do município há 30 anos. São artistas que mesmo pertencendo a uma pequena cidade, localizada no extremo oeste do Estado e na segunda região economicamente mais pobre de São Paulo, vivem e sobrevivem de suas artes. Tocam em bares e eventos, dão aulas particulares e, alguns, mantém outra ocupação para garantir o sustento da família.
Artistas que, assim como outros, estão tendo a oportunidade de se apresentarem através de contratação e pagamento de cachês nas unidades do SESC São Paulo. No sábado, 7 de dezembro, Los Kandangos esteve no SESC Bertioga pela segunda vez. Numa encenação de pouco mais de uma hora, os músicos mostraram suas habilidades, animando e agradando um público crítico.
Orquestra de Viola Caipira no Sesc Thermas de Presidente Prudente (Cedida).
Para o maestro Valter Negrini poder andar 700 km para estar no SESC Bertioga é uma satisfação sem tamanho. “Essas apresentações levam nosso trabalho a um público diferenciado, fortalecendo nossa visibilidade, além de abrir novas portas. Nos preparamos e nos esforçamos para esse acontecimento, o que naturalmente eleva nosso nível artístico”.
Já o gerente do SESC Bertioga, Marcos Laurenti, afirma que a equipe técnica tem pesquisado e realizado apresentações artísticas com artistas do interior com a finalidade de ampliar as opções de contratação e, principalmente, proporcionar a diversidade regional na programação. “Em 2025, intensificaremos essa prática”.
Oportunidades
O secretário de cultura e turismo de Adamantina e também conselheiro do SESC São Paulo, Sérgio Vanderlei, é um grande defensor desta política adotada pelo SESC, em valorizar os artistas das pequenas cidades e da periferia dos grandes centros. “Eles sonham em se apresentar num dos palcos do SESC, pois sabem da credibilidade da entidade no meio artístico. Toda cidade, por menor que seja, tem seus talentos que precisam de visibilidade e valorização”.
Outros artistas de Adamantina já se apresentaram nos últimos anos em unidades do SESC, como os músicos Renato Belloni e Lucas Tanigutti, o MC Lucazemici, a Orquestra e Viola Caipira, o grupo Los Kandangos, artesãos e membros da Feira Camaleão.