Cidades

Moradores reclamam de escuridão em ruas de Adamantina

Sem manutenção, há ruas às escuras em Adamantina.

Por: Da Redação atualizado: 29 de junho de 2024 | 16h32
Trecho sem iluminacao publica na Alameda Porto Alegre, vila Jamil de Lima (Siga Mais/Em 24/06/224). Trecho sem iluminacao publica na Alameda Porto Alegre, vila Jamil de Lima (Siga Mais/Em 24/06/224).

Nas últimas semanas se avolumaram as reclamações em Adamantina sobre trechos de ruas da cidade às escuras por falta de manutenção e troca de lâmpadas e demais dispositivos na iluminação pública. O tema também chegou à Câmara Municipal, que cobrou informações e providências à Prefeitura. Essa condição provoca insegurança em moradores, que se veem vulneráveis em suas casas e no deslocamento pelos locais com escuridão.

A administração municipal é responsável pela iluminação pública, com os custos pagos pelo contribuinte. A cobrança da contribuição de iluminação pública é feita pela Prefeitura e paga pelo morador na conta de energia elétrica. Essas receitas recolhidas, pagas na conta mensal, são repassadas pela concessionária ao poder público municipal, para atender especificamente essa finalidade.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

As reclamações recebidas pelo SIGA MAIS são de diferentes pontos da cidade, onde há lâmpadas queimadas e outras situações estruturais que afetam a iluminação pública. Os moradores relatam os locais e também a falta de informações e atendimento para seus pedidos e reclamações. “A iluminação pública de Adamantina apresenta diversas lâmpadas queimadas por toda a cidade. Nada é feito. Eu mesmo tentei ligar na empresa responsável e sequer atendem. A Prefeitura tem obrigação de dar uma solução e mapear as lâmpadas queimadas”, escreveu um morador à reportagem.

Ele citou quatro pontos com lâmpadas queimadas na área central da cidade e locais de grande circulação, e apontou diversas lâmpadas queimadas na entrada do Jardim Adamantina.

Um outro morador relatou que há mais de 20 dias ocorreu um problema na energia e danificou várias lâmpadas na alameda Porto Alegre, rua Líbero Badaró e mais algumas ruas no cruzamento com essas vias, na Vila Jamil de Lima, proximidades do Recinto Poliesportivo e Igreja Nossa Senhora Aparecida e Igreja Amor e Cuidado. “Foi aberto chamado na empresa responsável e após o prazo de cinco dias úteis fui informado da interrupção dos serviços”, escreveu.

Alameda Porto Alegre, vila Jamil de Lima (Siga Mais/Em 24/06/224).

O SIGA MAIS esteve nesse trecho na noite de segunda-feira (24), e constatou um trecho com cerca de quatro quadras, às escuras.

O mesmo morador disse ter acionado setores da administração municipal e não obteve respostas. “Infelizmente esse problema se arrasta, inclusive na semana de aniversário da cidade onde várias pessoas passaram pelo local até o Poliesportivo na escuridão”, narrou, referindo-se à Festa do Padroeiro realizada no espaço público, como moradores atravessando o trecho de escuridão na alameda Porto Alegre. “Tarifas são cobradas, e recebidas, pelo poder público sem o respectivo retorno dos serviços e sem o menor respeito pela população”, completou.

Requerimento na Câmara: 10 dias para responder

Na Câmara Municipal de Adamantina o tema foi apresentado no plenário legislativo por meio do Requerimento Nº 073/2024, de autoria do vereador Cid Santos. No documento endereçado ao prefeito ele cobra as seguintes informações: “O Município encerrou o contrato com a empresa responsável pela troca de lâmpadas queimadas da rede elétrica de nossa cidade? O Município irá celebrar contrato com nova empresa ou a Prefeitura realizará o serviço? Da mesma maneira, informe quais são as providências para o reparo e troca de lâmpadas queimadas em vários pontos da cidade, motivo de várias reclamações dos munícipes”. Depois de recebido o Requerimento, o prefeito tem 10 dias para responder à Câmara.  

Após pedido SIGA MAIS, prefeitura orienta

Em Adamantina a manutenção da iluminação pública era feita por uma empresa terceirizada licitada pelo poder público. Por motivos não esclarecidos houve a interrupção dos serviços. A administração municipal também não fez nenhuma divulgação maciça de orientação, sobre como o cidadão deve proceder.

Serviço era prestado por empresa terceirizada (Siga Mais/Arquivo).

Nesta terça-feira (25) o SIGA MAIS solicitou informações à Prefeitura de Adamantina, sobre o problema. “A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Obras, informa que o município tem conhecimento sobre as demandas relativas à manutenção corretiva ou preventiva no sistema de iluminação pública, incluindo ruas, avenidas, trevos, praças e bairros rurais”, diz a administração municipal.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Cocipa - Hiper Cliente Feliz

A Prefeitura não explicou sobre o contrato até então existente, se expirou ou foi rescindido por uma das partes. Porém disse que fará a licitação do serviço de manutenção. “A pasta já solicitou ao Departamento de Licitação que abra processo licitatório a fim de contratar empresa especializada na execução do serviço”, prosseguiu a nota.

Até então, antes da solicitação feita pelo SIGA MAIS, nenhuma orientação ao cidadão havia sido feita pela administração municipal, que agora explicou sobre como proceder para acolher os pedidos de manutenção. “As solicitações de reparo e manutenção devem ser feitas por meio dos telefones (18) 3502-9000 na Ouvidoria e, ainda, no 3521-1038, telefone do Almoxarifado Municipal”, encerra a Prefeitura. 

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone