PAI Nosso Lar inicia serviços do Centro Dia para atendimento a idosos em Adamantina
Idosos que ficam desassistidos em casa, durante o dia, podem utiliza o local.
Uma solenidade na manhã desta terça-feira (10), na Clínica PAI Nosso Lar, marcou a abertura dos serviços de Centro Dia para atendimento a idosos. A novidade já atende 15 idosos em uma estrutura composta por recepção, quartos para descanso, ambientes de convivência, enfermaria e áreas externas para atividades.
No espaço, conforme o Guia de Orientações Técnicas do Centro-Dia do Idoso, o público-alvo atendido são idosos que tenham 60 anos ou mais e que estejam em risco de vulnerabilidade ou risco social e que necessitem de auxílio de pessoas ou de equipamentos para a execução de atividades diárias.
Para serem atendidos no Centro-Dia, é fundamental que os familiares que são responsáveis pelo idoso, estejam trabalhando e/ou estudando e, devido a isso, não podem cuidar do idoso.
O programa é desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com o município. A instituição PAI Nosso Lar foi selecionada para ser o prestador dos serviços.
Grupo de idosos já atendidos pelo Centro Dia (Cedida/PAI).
A cerimônia de abertura dos serviços contou com a presença de autoridades municipais e a presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Cidinha Pimenta. A Clínica PAI Nosso Lar foi representada pelo presidente José Valentim Saunite e o administrador Milton Ura.
De acordo com a secretária de Assistência Social, Andreia Regina Ribeiro, o serviço oferecido visa possibilitar que os idosos possibilitem um ambiente de inclusão social, de autonomia e de melhor qualidade de vida.
Para o Centro Dia ser colocado em funcionamento foram contratados 12 profissionais, especialistas nas áreas de auxiliar de enfermagem, cuidador social, educador físico, assistente social, coordenador, serviços gerais e cozinheira, que passaram por treinamento.
Segundo publicou o site AdamantinaNet, apesar de estar apalavrada pelo Governo do Estado a destinação de recurso que subsidiaria a implementação e manutenção do projeto em Adamantina, devido mudança de comando na Secretaria Estadual de Assistência Social não houve a continuidade do acordo. Frente a tal situação – prossegue o portal de notícias – a Prefeitura assumiu o compromisso e bancará as despesas até dezembro deste ano.
De acordo com o AdamantinaNet, o valor previsto era de R$ 824.866,73, inclusive, o Projeto de Lei nº 059/2024 que autorizava a abertura de crédito no Orçamento foi aprovado pelos vereadores na Câmara Municipal.