Cidades

Passarelas terão estrutura revisada e receberão manutenção

Placas de concreto da travessia serão retiradas e toda estrutura revisada.

Por: Da Redação atualizado: 18 de fevereiro de 2025 | 16h00
Retirada das primeiras placas de concreto do piso da passarela (Siga Mais). Retirada das primeiras placas de concreto do piso da passarela (Siga Mais).

Foram iniciados na manhã desta segunda-feira (17) pela Prefeitura de Adamantina os trabalhos de manutenção em uma das passarelas integradas ao viaduto da Rua Joaquim Nabuco, interditada na quarta-feira (12). Para essa etapa inicial o trânsito de veículos foi fechado hoje e será reaberto. Já as obras na passarela devem prosseguir pelas próximas semanas, permanecendo interditada.

(Foto: Siga Mais em 17/02/2025).

No local, pela manhã, o SIGA MAIS acompanhou a retirada das primeiras placas de concreto que compõem a travessia de pedestres da passarela, no dispositivo que fica no sentido centro/bairro, conforme o fluxo da via. Essas placas e a estrutura metálica que suporta as unidades de concreto serão revisadas e receberão manutenção.

A interdição da passarela foi comunicada pela Prefeitura semana passada, alegando medida de segurança. “A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Planejamento, informa que como medida de segurança, a passarela de pedestres ao lado direito (bairro sentido via de acesso) no pontilhão da Joaquim Nabuco está interditada. O local receberá manutenção e posteriormente será liberado para circulação”.

(Foto: Siga Mais em 17/02/2025).

Por medida de segurança aos pedestres a orientação é que seja utilizada a segunda passarela, evitando realizar a travessia pelo viaduto. 

Passarelas têm 28 anos e já foram alvo do MP em 2019

A passarela é uma construção mista, posterior ao viaduto, e suportada por estrutura metálica, com pisos para travessia em placas de concreto. Inaugurada em dezembro de 1996, soma 28 anos. O viaduto, porém, foi construído bem antes, na fase áurea da ferrovia.

(Foto: Siga Mais em 12/02/2025).

Em 2019 as mesmas passarelas foram alvo de denúncias, acerca da segurança da estrutura. A Câmara Municipal e o Ministério Público foram acionados. Foi firmado um termo de ajustamento de conduta (TAC) entre a Promotoria local a e Prefeitura, visando comprometer o município a realizar as obras. 

(Foto: Siga Mais em 12/02/2025).

Na ocasião o problema estava centrado nas colunas metálicas que suportam a passarela, que apresentavam corrosão em sua base. A solução dada foi a concretagem dessas bases.  

Publicidade

Hiper Farma Cocipa

Publicidade

JVR Segurança
Supermercado Godoy

Travessia de caminhões é proibida sentido bairro/centro

A travessia de caminhões é proibida pelo viaduto no sentido bairro/centro. Há placa que informa a proibição, porém é comum o flagrante de descumprimento da medida. A alternativa para caminhões é a passagem Roberto Romanini.

(Foto: Fábio Chaves / @adtdrone).

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone