Prefeitura de Adamantina informa suspensão dos atendimentos relacionados ao CadÚnico
Medida atende solicitação do MDS e acontece em todo o país.

De acordo com o Informe Cadastro Único nº 60 do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Assistência Social, comunica que o sistema nacional do Cadastro Único estará indisponível de 1 a 17 de março para que seja feita a migração de dados para a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev), que passará a armazená-los.
A migração afeta o sistema em todo o país. “Sendo assim, em virtude da atualização que acontece a nível nacional, os atendimentos no órgão gestor relacionados ao CadÚnico estarão suspensos neste período”, destaca a nota da Prefeitura de Adamantina.
Saiba mais
As mudanças e modernização do portal do CadÚnico são realizadas pelo MDS. Conforme o órgão, a reforma trará mais segurança, eficiência no combate às fraudes, maior integração com outras bases de dados do Governo Federal, agilidade e otimização dos processos de atualização cadastral e no atendimento ao cidadão.
De acordo com o MDS, a ideia é automatizar o preenchimento das informações das famílias, evitar erros e tornar o processo de atendimento na rede do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) mais ágil. Já a integrações de dados, que antes levavam dois ou três meses para serem realizadas, poderão ser feitas em poucos dias, por meio de processos automatizados e rotineiros.
O novo sistema também contará com uma plataforma de gestão de riscos e monitoramento, com o objetivo de garantir eficiência e evitar fraudes cibernéticas e outros tipos de fraudes.
Com a reforma, quando o operador do Sistema de Cadastro Único for preencher o campo com o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do beneficiário, serão processadas automaticamente informações de diferentes bases do Governo Federal, como a de óbitos e nascimentos, Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), Receita Federal, Previdência Social, entre outros.
No CadÚnico estão aproximadamente 90 milhões de pessoas inscritas, que pertencem a mais de 40 milhões de famílias, em todos os municípios brasileiros.