Cidades

Sob forte comoção é sepultado corpo da menina de 8 anos, atropelada em Pacaembu

Motorista foi preso, e depois liberado na audiência de custódia, para responder em liberdade.

Por: Da Redação atualizado: 15 de novembro de 2022 | 10h38
Vítima fatal do acidente, a pequena Alici completaria 9 anos em dezembro próximo (Reprodução/Redes Sociais). Vítima fatal do acidente, a pequena Alici completaria 9 anos em dezembro próximo (Reprodução/Redes Sociais).

Foi sepultado por volta das 11h deste sábado (12) no Cemitério Municipal de Pacaembu o corpo da menina Alici Geovanna Moreira da Fonseca, de 8 anos, que morreu no final da tarde de ontem (11) após ser atropelada por um ônibus da frota municipal. O acidente foi no cruzamento da Rua Luiz Cavichioli com a Avenida Santos Dumont, no bairro Nova Pacaembu.

A criança faria aniversário no dia 18 do mês que vem. Seu corpo começou a ser velado às 6h30 da manhã, no Velório Municipal da cidade, em despedida marcada por forte comoção. A Prefeitura de Pacaembu decretou luto oficial na cidade, por três dias.

Velório do corpo da menina Alici (Foto: Paula Sieplin/TV Fronteira).

O condutor do ônibus, de 66 anos, foi preso em flagrante sob acusação de homicídio culposo. Após o atropelamento o motorista chegou a ser agredido por moradores, revoltados com a morte da criança. As agressões cessaram após intervenção da Polícia Militar, que foi acionada par atender a ocorrência.

Ferido, o homem foi encaminhado ao pronto-socorro de Pacaembu, para cuidados iniciais, e depois transferido para Adamantina, onde permaneceu sob escolta policial. Ele passou por audiência de custódia, junto ao Poder Judiciário, e foi liberado da prisão em flagrante, para responder às acusações em liberdade.

O acidente

Conforme dados do boletim de ocorrência, ao chegar ao local do acidente, após acionamento, os policiais encontraram a vítima caída no chão, sem vida. O ônibus da frota da Prefeitura de Pacaembu estava estacionado próximo, abandonado, sem o condutor.

O boletim de ocorrência traz a versão de populares, de que o condutor do ônibus transportava crianças com as portas do veículo abertas, e estaria em zigue zague pela via, pela Avenida Santos Dumont. Ao se aproximar da Rua Luiz Cavichioli, em manobra de conversão à direita, o ônibus teria subido na calçada e atingido uma placa de sinalização de trânsito, que teria ficado presa à porta central do veículo.

O veículo parou e em razão das portas estarem abertas as crianças desembarcaram e permaneceram na calçada. Entre elas, a vítima. Na tentativa de soltar a placa de sinalização retida na estrutura do ônibus teria manobrado à frente e depois em ré, quando a menina foi atingida pela parte traseira do veículo. Ela teria sido arrastada por alguns metros, e em seguida o veículo passou sobre sua cabeça, causando a morte da criança.

Ônibus envolvido no atropelamento (Foto: Rafael Massarotte/Folha Regional Pacaembu).

No transcurso do atendimento à ocorrência a PM identificou o condutor do ônibus, que se escondeu no estacionamento de um condomínio, para fugir das agressões e do risco de linchamento, diante da revolta de um grupo de moradores. Ele estava com ferimentos no rosto e no braço, quando foi encaminhado ao pronto-socorro da cidade e depois transferido a Adamantina.

Ainda na unidade de saúde de Pacaembu o motorista foi submetido ao teste do bafômetro, que não acusou consumo de bebida alcoólica. Depois de receber voz de prisão, o homem foi autuado na Polícia Civil por homicídio culposo na direção de veículo automotor, agravado pelo fato de realizar no momento o transporte de passageiros. O flagrante foi  relaxado após a audiência de custódia junto ao Poder Judiciário, que liberou o acusado para responder em liberdade.

A investigação sobre as circunstâncias da morte da criança e eventuais responsabilidades, será realizada pela Polícia Civil de Pacaembu. Laudos da Polícia Científica sobre o local do acidente e o veículo, vão contribuir para as apurações.

Publicidade

Rede Sete Supermercado

Aulas na rede municipal suspensas na segunda-feira

Neste sábado, em um comunicado em sua fanpage, a Prefeitura de Pacaembu informou que as aulas na rede municipal de ensino estarão suspensas na segunda-feira (14).

Prefeitura se manifesta e decreta luto oficial

Na noite de ontem, após o acidente, a Prefeitura de Pacaembu publicou em sua fanpage uma nota sobre o caso, onde informou sobre os procedimentos adotados após a comunicação do acidente, e também prestou solidariedade aos pais e familiares da criança. O prefeito João Francisco Mugnai Neves decretou luto oficial de três dias.

Veja a íntegra da nota do poder público municipal:

“A Prefeitura Municipal de Pacaembu/SP lamenta profundamente o acidente ocorrido no final da tarde de hoje, no cruzamento da Rua Luiz Cavichioli com a Av. Santos Dumont no bairro Nova Pacaembu, envolvendo o veículo circular da municipalidade e a criança Alici Geovanna Moreira da Fonseca.

De imediato, ao tomar conhecimento da fatalidade a Prefeitura de Pacaembu/SP através da Secretaria de Obras e a Secretaria de Assistência Social, entrou em contato com os efetivos do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e a Polícia Técnica-Científica para resgate e apoio dos envolvidos. 

O prefeito de Pacaembu/SP designou servidores para acompanhar o local e as informações primordiais, bem como prestar todo apoio necessário.

Nesse momento de dor e tristeza o Prefeito, João Francisco Mugnai Neves e a vice-prefeita, Elisabete Maria Gratão dos Santos, em nome de todos os servidores públicos da Prefeitura de Pacaembu/SP prestam os seus mais sinceros sentimentos e se solidarizam com os familiares e parentes da vítima.

A Prefeitura de Pacaembu/SP, decreta luto oficial por 03 dias em decorrência do falecimento de Alici Geovanna Moreira da Fonseca, nascida em 19/12/2013”.

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

ADT Drone