Cidades

Voluntários ativam rede colaborativa e promovem confraternização para crianças e famílias do GAAFPD

Grupo de Acolhimento e Apoio à Família e Pessoa com Deficiência teve confraternização especial.

Por: Da Redação | Acácio Rocha atualizado: 21 de outubro de 2024 | 17h15
Evento do GAAFPD celebrou o Dia das Criancas (Siga Mais). Evento do GAAFPD celebrou o Dia das Criancas (Siga Mais).

Crianças e famílias que integram o Grupo de Acolhimento e Apoio à Família e Pessoa com Deficiência (GAAFPD) de Adamantina tiveram na última quarta-feira (16) uma confraternização especial para celebrar o Dia das Crianças. A iniciativa do GAAFPD ganhou reforço com o protagonismo de voluntários que ativaram uma rede colaborativa, permitindo promover um evento acima do que foi desenhado inicialmente. A celebração ocorreu na Casa da Alegria, um espaço de eventos em Adamantina. Assista aqui conteúdo especial sobre o evento.

O GAAFPD é um grupo criado no começo do ano passado por iniciativa da voluntária Rosana Narducci, que é mãe atípica de duas crianças. A partir da sua própria vivência pessoal viu a necessidade de organizar um grupo para partilhar experiências, sobretudo voltadas ao acolhimento, capacitação e a defesa de direitos. 

Evento do GAAFPD celebrou o Dia das Crianças (Siga Mais).Evento do GAAFPD celebrou o Dia das Crianças (Siga Mais).

A celebração do Dia das Crianças foi proposta pelo GAAFPD, a princípio uma noite de recreação no espaço de eventos com pipoca e algodão doce. O formato enxuto foi idealizado em razão da limitação financeira do grupo, que não recebe verbas oficiais e depende da contribuição voluntária.

Após ter contato com a proposta inicial, a também participante do grupo Dany Romera – que atua com assessoria para eventos e cerimonial – abraçou a ideia, mobilizando também outra participante, a fotógrafa Débora Banaco.

Com isso o evento teve seu formato ampliado com a adesão de novos parceiros, permitindo abastecer a celebração com cachorro-quente, refrigerante, bolos, doces e ainda distribuição de kits de presentes às crianças, fornecidos por doadores. Também houve sorteio para as famílias participantes.

A realização e o alcance do evento

Dany Romera contou ao SIGA MAIS sobre sua vivência na mobilização pelo evento. “Eu nunca tive uma experiência dessa”, disse. “Apesar de trabalho com o público, essa experiência da gente olhar, da gente ver, da gente vivenciar cada criança, é algo surreal, porque cada um tem sua história, cada um tem seu traço, cada um tem seu desafio”, pontuou.

Evento do GAAFPD celebrou o Dia das Crianças (Siga Mais).Evento do GAAFPD celebrou o Dia das Crianças (Siga Mais).

Ela também se dirigiu às mães. “São guerreiras e a gente tem que tirar o chapéu, porque elas são a peça fundamental para o crescimento dos filhos. Então a gente vê a força de vontade delas em proporcionar um bem-estar para as crianças. Isso é gratificante e nos desperta sorrisos e felicidade. E receber o sorriso de cada criança não tem preço. É maravilhoso isso”, completou.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Para realizar o evento foi ativada uma rede de colaboradores, onde cada um participou como pôde, doando em valores ou itens que foram destinados para sua realização. “Sem vocês a gente não ia conseguir fazer nada”, disse. “A união realmente faz a força. E isso é o que vale para a gente. Minha eterna gratidão”, ressaltou Dany Romera.

Dany, Débora, Rosana e demais voluntários do GAAFPD (Siga Mais).Dany Romera e Débora Banaco (Siga Mais). 

Jaqueline Benício também é participante do grupo e na condição de mãe repercutiu o alcance do evento, sobretudo a oportunidade propiciada para as crianças em estarem em um ambiente onde se sentissem confortáveis e seguros, e os familiares mais tranquilos. “Às vezes a gente não tem esse acolhimento em outro ambiente. Então a gente pensou em proporcionar para as crianças um espaço só deles, para que se sentissem confortáveis. E recebendo isso como mãe, é espetacular. Porque sempre a gente tem essa preocupação nos ambientes, em ter essa sensibilidade e esse cuidado com eles. Ter isso em um evento voltado para eles foi muito bom”, comemorou.

A dimensão do evento foi celebrada pela fundadora e coordenadora do GAAFPD. “Fico até emocionada. Deus mandou dois anjos para a gente, que é a Débora e a Dani. Elas abraçaram isso com a gente e fizeram tudo isso aqui, com todo amor, com todo carinho, e tomou uma dimensão muito maior, relatou Rosana. “Sou muito grata, porque Deus sempre manda anjos e dessa vez não foi diferente. Ele mandou dois anjos que buscaram muitos mais anjos para que tudo isso acontecesse”, completou.

Evento do GAAFPD celebrou o Dia das Crianças (Siga Mais).Evento do GAAFPD celebrou o Dia das Crianças (Siga Mais).

Participe

O GAAFPD realiza reuniões semanais, às quartas-feiras, a partir das 19h30. São reuniões de acompanhamento com psicólogos, professores e outros profissionais da área, de capacitação, informações, orientações e partilhas.  Há ainda atividades externas, como passeios em grupo, treinamento funcional oferecido pela Academia Arena e as sessões de cinema exclusivas e inclusivas realizadas no Cine Hos. Atualmente são cerca de 76 participantes, entre pais e crianças.

O grupo funciona na sede da Associação São Vicente de Paulo (Vicentinos) localizada na alameda Santa Cruz, 110, centro de Adamantina. O encontro é aberto a toda a comunidade. No Instagram acesse @gaafpd e preencha um formulário disponível na bio (link aqui).

Publicidade

Residencial Altos da Colina II

Publicidade

Daiane Mazarin Estética
Cocipa - Hiper Cliente Feliz

A dimensão dos grupos de acolhimento e apoio

Os grupos de acolhimento e apoio para famílias com pessoas deficientes desempenham um papel crucial no fortalecimento emocional e na troca de experiências entre aqueles que enfrentam desafios semelhantes. Para as famílias, essas iniciativas oferecem um espaço de acolhimento, onde podem compartilhar suas preocupações, angústias e conquistas, além de receberem orientações sobre cuidados e direitos. O apoio mútuo reduz o isolamento e traz conforto, ajudando os familiares a lidarem melhor com as demandas diárias.

Para as pessoas com deficiência, esses grupos são essenciais na promoção da inclusão, autoestima e desenvolvimento pessoal. Ao se sentirem acolhidas, elas encontram um ambiente de aceitação e respeito, onde suas capacidades são valorizadas. As atividades promovidas, muitas vezes, envolvem terapias, recreação e aprendizado, que contribuem para seu crescimento e bem-estar.

Além disso, o impacto dessas iniciativas voluntárias vai além do suporte emocional. Elas também fomentam a conscientização da sociedade sobre a importância da inclusão e dos direitos das pessoas com deficiência, criando um círculo de solidariedade que beneficia toda a comunidade.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

ADT Drone