Covid-19: testes serão enviados ao Instituto Adolfo Lutz para identificar vírus e variantes
No Instituto Adolfo Lutz exames terão padrão para detecção do tipo de vírus e possíveis variantes.
Em nota divulgada pela Prefeitura de Adamantina (íntegra abaixo) no final desta sexta-feira (15), a partir deste sábado (16) os exames coletados em Adamantina para detecção da Covid-19 estarão sendo enviados para análise junto ao Instituto Adolfo Lutz, para realização do exame de RT-PCR (padrão ouro) para detecção da presença do vírus e possível sequenciamento genético. É esse o procedimento que permite a detecção de variantes.
Na comunicação feita pela Prefeitura, o poder público explica que a medida foi tomada após o aumento de casos de Covid-19 no município, nas últimas semanas, que repercutiram também em alta nas ocupações hospitalares em mortes.
Nos últimos 20 dias – conforme divulgou a Prefeitura nesta quinta-feira (14) – a cidade teve 256 novos casos positivos da doença, a maioria entre jovens de 19 a 29 anos, óbitos e internações – o que acendeu sinal de alerta. Porém, pela dinâmica de testes usada, o poder público municipal não consegue saber se há variantes presentes na cidade.
Esse apagão, sem dados mais aprofundados sobre as características do vírus em Adamantina, ficou evidente nas últimas declarações dadas nesta semana pelas autoridades municipais, que não sabem afirmar se há ou não variantes circulando na cidade, o que foi confirmado também pela nota divulgada nesta sexta-feira pela Prefeitura.
O texto distribuído à imprensa e publicado no site da Prefeitura traz as justificativas para o novo encaminhamento de testes. Uma delas afirma que a Secretaria Municipal de Saúde realiza exames para detecção através da metodologia de imuno fluorescência do antígeno “e que através deste exame não é possível saber qual o tipo de vírus está circulando no município”.
Diante desse cenário, de alta de casos, e sem informações mais aprofundadas sobre o vírus, em Adamantina – o que não é possível extrair pela dinâmica de testes adotada pela cidade – a Secretaria Municipal de Saúde ajustou junto ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília a realização dos testes de moradores da cidade pelo Instituto Adolfo Lutz “para realização do exame de RT-PCR (padrão ouro) para detecção da presença do vírus e possível sequenciamento genético”.
Desta forma, a partir deste sábado as amostras coletadas em casos suspeitos, em Adamantina, não mais terão resultados no mesmo dia e sim em um intervalo que pode variar de 72h (três dias) a 96h (quatro dias) após a coleta.
A opção pela realização de testes na própria cidade foi anunciada pelo Município em agosto do ano passado, com o destaque de que a medida permitira resultados no mesmo dia.
Mapeamento feito por institutos de pesquisa não indica a variante Delta na cidade
Os relatórios mais recentes do Boletim Epidemiológico da Rede de Alerta das Variantes do SARS-COV-2, com dados sequenciados até 25 de setembro (38ª semana epidemiológica), não indicam a presença da variante Delta do novo coronavírus (Covid-19) em Adamantina.
Porém, a variante Delta está presente em 10 cidades do Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília (Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Assis, Garça, Ipaussu, Marília, Palmital Paraguaçu Paulista, Salto Grande e Santa Cruz do Rio Pardo), com o total de 49 casos, e em outras 3 cidades do DRS de Presidente Prudente (Anhumas, Presidente Prudente e Santo Anastácio), com 8 casos. Em todo o Estado são 3.026 registros (veja aqui a lista completa).
A Rede de Alerta é formada pelo Hemocentro de Ribeirão Preto/FMRP – USP; FZEA – USP/Pirassununga; Centro de Genômica Funcional (ESALQ – USP)/Piracicaba; Faculdade de Ciências Agronômicas – UNESP/Botucatu; FAMERP – São José do Rio Preto; Mendelics (privado) e Centro Analítico de Genômica e Proteômica do Instituto Butantan.
Os metadados foram extraídos pela Rede de Alerta junto ao Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL) do Estado de São Paulo, onde há o registro das testagens de SARS-CoV-2 da maioria das cidades paulistas.
Íntegra da nota:
Prefeitura de Adamantina informa sobre a realização dos exames COVID-19 RT-PCR
“Adamantina, 15 de outubro de 2021 - Considerando o aumento de casos de COVID-19 que o município de Adamantina vem tendo nas últimas semanas em comparação a outras cidades do Estado;
Considerando que atualmente o município é responsável pela realização dos exames para detecção do Vírus SARS-COV2 (COVID-19), que é realizado através da metodologia de imuno fluorescência do Antígeno e que através deste exame não é possível saber qual o tipo de vírus está circulando no município;
Em conversa com o Departamento Regional de Saúde Marília e com os responsáveis pelo Instituto Adolfo Lutz, a partir de amanhã (16/10), os exames coletados em Adamantina estarão sendo enviados para análise nesta renomada Instituição, para realização do Exame de RT-PCR (padrão ouro) para detecção da presença do vírus e possível sequenciamento genético.
Desta forma, a partir de amanhã os resultados não estarão mais saindo no mesmo dia e sim em um intervalo de 72 a 96h após a coleta.
Sendo assim, a secretaria de saúde reforça a orientação de que todos aqueles que apresentarem sintomas devem procurar o serviço de saúde, respeitarem as orientações dos profissionais de saúde quanto a medidas de isolamento e distanciamento social, uso de máscaras, álcool em gel e demais com o objetivo de não infringirem as leis e nem colocar em risco a vida de outros”.
(Reprodução).