Prefeitura divulga abertura de vacinação bivalente contra a Covid-19; antes, doses já eram aplicadas
Prefeitura divulgou nesta sexta-feira (3) sobre a vacinação. Na terça (28), imunização já ocorria.
A Prefeitura de Adamantina divulgou nesta sexta-feira (3) o início da imunização de grupos prioritários, na cidade, com a vacina bivalente contra a Covid-19, que protege contra as formas mais graves da doença. Conforme o poder público, a vacinação já é aplicada em todas as unidades básicas de saúde (UBS).
A divulgação feita nesta sexta-feira acontece com atraso, já que desde o início da semana a aplicação da dose bivalente já ocorria na cidade. O SIGA MAIS teve acesso a um comprovante de vacinação de morador com mais de 70 anos – dentro do grupo prioritário – com data de 28 de fevereiro (terça-feira), quando recebeu a aplicação do imunizante. Nessa mesma data outras cidades da região, também ligadas ao Departamento Regional de Saúde (DRS) de Marília, como Lucélia e Mariápolis, já tinham divulgado o início da aplicação das doses.
A situação de Adamantina pode revelar falha ou ausência de divulgação, ou a disponibilização seletiva ou privilegiada da dose do imunizante bivalente.
Na quarta-feira (1) o SIGA MAIS fez um pedido de informações à Prefeitura de Adamantina, sobre o início da vacinação local com as doses bivalentes. O conteúdo sobre o tema só foi divulgado no início da tarde desta sexta-feira.
A nota de hoje informa que a campanha já foi iniciada para o público prioritário com 70 anos ou mais, entre outras condições (detalhes abaixo), e na próxima segunda-feira (6) começa a vacinação para os moradores com 60 anos ou mais.
Para receber a vacina bivalente, é fundamental ter recebido pelo menos o esquema com duas doses das vacinas já aplicadas há pelo menos 4 meses. A aplicação das doses, em Adamantina, ocorre em todas as unidades de saúde, de segunda a sexta, das 9h às 16h.
Veja a íntegra da nota da Prefeitura de Adamantina divulgada nesta sexta-feira:
A Prefeitura de Adamantina, por meio da Secretaria de Saúde, informa que deu início a vacinação dos grupos prioritários da imunização contra a Covid-19 fazendo uso da vacina bivalente.
Podem receber a vacina:
- Pessoas com 70 anos ou mais;
- Pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILPI e RI) com 12 anos ou mais, abrigados e os trabalhadores dessas instituições;
- Imunocomprometidos com 12 anos ou mais;
Para receber a vacina bivalente, é fundamental ter recebido pelo menos o esquema com duas doses das vacinas já aplicadas há pelo menos 4 meses.
Já a partir da próxima segunda-feira (6), poderão receber a dose idosos que tenham 60 anos ou mais. De acordo com o documento técnico recebido pela Vigilância Epidemiológica a aplicação da dose será feita de forma escalonada, visando a imunização dos grupos prioritários.
Em Adamantina, todas as Unidades Básicas de Saúde estão fazendo a aplicação do imunizante que protege contra as formas mais graves da doença das 9h às 16h.