Coronavírus

Região de Presidente Prudente retorna para a fase vermelhar do Plano SP

Segundo o Governo de SP, situação da região é a mais crítica.

Por: Da Redação atualizado: 24 de dezembro de 2020 | 08h48
Nova atualização do Plano SP, que passa a vigorar em 25 de dezembro (Divulgação/GovSP). Nova atualização do Plano SP, que passa a vigorar em 25 de dezembro (Divulgação/GovSP).

Em coletiva de imprensa realizada no começo da tarde desta terça-feira (21), o Governo de São Paulo anunciou que as cidades ligadas ao Departamento Regional de Saúde (DRS-XI) de Presidente Prudente deixam a fase amarela e retornam à fase vermelha do Plano SP, a mais restritiva. O anúncio foi feito pela Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Patrícia Ellen.

A decisão do Governo de SP considerou a recomendação do Centro de Contingenciamento da Covid-19. A região de Presidente Prudente aponta o maior crescimento de casos, inclusive com internações, em relação às demais regiões do Estado. As medidas passam a valer a partir do dia 25 de dezembro.  

Além do recuo da região, especificamente, haverá a adoção de medidas restritivas específicas nos dias 25 a 27 de dezembro e de 1º a 3 de janeiro, válidas para todo o Estado. Nesse período, todas as cidades paulistas estarão sob bandeira vermelha (leia mais).

Medida põe todo o Estado na fase vermelha nos dias 25, 26 e 27 de dezembro, 1, 2 e 3 de janeiro (Divulgação/GovSP).

Foi anunciado ainda que em janeiro nenhuma região será classificada para a fase verde. “Não estamos em momento de aglomeração, nem em momento de festas”, disse Patrícia. “Mas estamos vivendo um momento de esperança”, completou, referindo-se à expectativa de vacinação. 

A próxima classificação do Plano SP será realizada no dia 7 de janeiro. 

Como fica

Na fase vermelha, podem funcionar, com atendimento presencial, apenas os serviços considerados essenciais, como por exemplo os supermercados, farmácias, postos de combustíveis, padarias, açougues e revendas de gás. Ficam proibidos a abertura do comércio, shoppings, academias de esportes, bares, restaurantes e similares, salões de beleza, além da realização de eventos e demais atividades que gerem aglomeração.

A nova decisão vale para 45 cidades ligadas ao DRS de Prudente. A maior parte das cidades está na região da Sorocabana e Pontal do Paranapanema (faixa entre Rosana e Rancharia), e outro grupo de cidades na Nova Alta Paulista (faixa entre Irapuru e Panorama/Pauliceia). (Continua após a publicidade...)

Publicidade

Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Situação crítica

O cenário da região de Presidente Prudente é considerado um dos mais críticos entre as regionais de saúde distribuídas em todo o Estado. Segundo o Portal Prudentino, nesta segunda-feira (21) a cidade de Presidente Prudente atingiu 92,94% de ocupação dos leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) exclusivos para pacientes com coronavírus. 

Em relação a leitos de enfermaria, o DRS aponta a taxa de ocupação em 70,41%. Os números contabilizam os 45 municípios pertencentes ao órgão.

Em Prudente, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) revela que 73 moradores da cidade seguem hospitalizados, sendo 27 em UTIs. 

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Publicidade

Shiba Sushi Adamantina
Cóz Jeans

Publicidade

Insta do Siga Mais