Alunos da EE Helen Keller plantam mudas e lançam bombas de sementes em áreas do Colégio Agrícola
Iniciativa visa promover a recuperação do ecossistema em área afetada por incêndio.
Um grupo de 40 estudantes das primeiras séries do ensino médio da Escola Estadual Helen Keller – PEI de Adamantina, sob a orientação de professores da unidade, realizaram na terça-feira (5) o plantio de 50 mudas de arvores nativas e o lançamento de 40 “bombas de sementes” em área da Etec Eng. Herval Bellusci (Colégio Agrícola), atingida recentemente por incêndio.
O projeto de conscientização ambiental, visando restaurar a área, contou com o apoio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Meio Ambiente (Saama) e da direção da Etec. As bombas de sementes foram produzidas pelos próprios estudantes.
(Cedida).(Cedida).
A ação integra as disciplinas eletivas “Como melhorar o meio em que vivo?” parte II e de “Meio ambiente, Arquitetura e Urbanismo”, sob a orientação dos professores Tiago Rafael dos Santos Alves, Magali Ap. Bernardineli Tavone, Juliana Francoso da Silva Mantovani e Everton Santos.
Técnica ancestral
A produção de bombas de sementes é uma técnica ancestral japonesa de plantio que consiste em bolas compostas por argila, terra e sementes, que podem ser lançadas nas áreas desejadas para promover o crescimento de plantas.
(Cedida).(Cedida).
As bombas, após arremessadas ficam expostas ao sol e chuva, germinam, até mesmo em solo pouco fértil, pois a argila e o composto orgânico auxiliam no processo de preservação e germinação das sementes.
Eletivas
As duas disciplinas eletivas desenvolvem projetos de educação ambiental na EE Helen Keller, com atividades de revitalização na área abrangida pelo Parque Caldeira, visitas a nascentes do Córrego dos Ranchos, ao Horto Florestal e à Casa Ecológica.
As disciplinas diversificadas continuam, com seus objetivos focados no meio ambiente, e ações que terão como culminância em 5 de dezembro. No próximo ano letivo, a tendência é que as ações continuem a ser realizadas.