Alunos de farmácia da FAI produzem sabonetes para pacientes da carreta da mamografia
Estudantes do 5º termo do curso produziram cerca de 250 sabonetes líquidos.

Alunos do 5º termo do curso de farmácia do Centro Universitário de Adamantina (FAI) produziram cerca de 250 sabonetes líquidos para distribuição às pacientes atendidas pela carreta da mamografia. A atividade se deu sob orientação das farmacêuticas e orientadoras de estágio supervisionado Laisa Marques de Souza Bufon e Bruna Ferreira Claudiano.
Segundo a coordenadora do curso, Prof.ª Dra. Fernanda Blini Marengo Malheiros, a produção dos sabonetes líquidos consiste em um processo rigoroso para garantir qualidade, segurança e personalização. “O processo envolve várias etapas, desde a seleção dos ingredientes até o envase e rotulagem. Serão distribuídos para as mulheres que realizarem os exames na carreta da mamografia”, explicou.
A distribuição de sabonetes líquidos para mulheres que realizam exames de autocuidado integra as campanhas de conscientização sobre saúde feminina e é um mimo oferecido pela Secretaria Municipal de Saúde de Adamantina, produzido pela FAI.
“Embora a distribuição de sabonetes seja uma abordagem simples, ela pode contribuir para aumentar a adesão à mamografia, melhorar a experiência das pacientes e fortalecer campanhas de conscientização. A participação de alunos em ações sociais tem um impacto acadêmico significativo, pois promove uma formação mais completa, incentivando as habilidades práticas e a responsabilidade social. Além disso, contribui para a produção de conhecimento e para o fortalecimento da relação entre universidade e comunidade”, completou Fernanda Blini.