FAI: abertura de encontro pedagógico discute protagonismo na educação
Encontro reúne docentes e servidores técnico-administrativos de 3 a 7 de fevereiro no Câmpus II.
Com o auditório lotado de professores e servidores técnico-administrativos, o Centro Universitário de Adamantina realizou a abertura do 5º Encontro Pedagógico para Docentes 2025 (V EPEDU) na noite desta segunda-feira, 3.
O objetivo das pró-reitorias de Ensino (PROENS), Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG) e Extensão (PROEXT) é intensificar as atividades de capacitação e planejamento. A programação, nos três períodos do dia, se estende até o dia 7, com palestras, oficinas e minicursos no Câmpus II (Av. Francisco Bellusci, nº 1.000).
Prof. Nailor Marques Junior ministrou sobre “A arte de ser protagonista na educação” (Imagem: João Pedro Neres).
Após a palavra do reitor, Prof. Dr. Alexandre Teixeira de Souza, houve a ministração da palestra “A arte de ser protagonista na educação” pelo Prof. Nailor Marques Junior. “Estou muito feliz em conhecer Adamantina e muito grato pelo convite. Espero que os professores possam pensar comigo a forma como enxergo a educação. Quero poder contribuir com o processo deles. Vim provocar as pessoas a pensarem sobre a jornada do homem, como chegamos a ser quem somos”, afirmou.
Apresentação do reitor
O reitor fez uma apresentação sobre o balanço de investimentos da gestão desde julho de 2021, tais como os avanços na qualidade do ensino, pesquisa e extensão, nos prazos de renovação de reconhecimento dos cursos, o comparativo de projetos de pesquisa cadastrados ao longo da gestão, o credenciamento do Comitê de Ética em Pesquisa com seres humanos, os projetos extensionistas cadastrados e a instalação da usina fotovoltaica.
Reitor da FAI (Imagem: João Pedro Neres).
Em sua explanação, o dirigente também mencionou a criação de laboratórios de informática, a revitalização da horta solidária, os investimentos do projeto de acessibilidade e a revitalização do Câmpus II, principalmente nas estruturas metálicas, a identificação visual dos blocos e os investimentos em torno de R$ 30 milhões na infraestrutura, projeto elétrico e equipamentos na Santa Casa de Adamantina.
O Prof. Dr. Alexandre demonstrou o aumento no número de licitações realizadas, o aumento do número de matriculados e falou a respeito dos desafios da FAI enquanto instituição municipal de ensino superior. Explicou sobre o andamento do projeto de instalação do Câmpus fora de sede como fonte de renda para a FAI e anunciou o reajuste salarial aos servidores.
“Este evento tem o objetivo de alinhar todo o corpo docente e o administrativo para todas as metas e as programações que desenvolveremos durante o ano letivo de 2025. A educação, assim como a tecnologia, está sempre em movimento e atualização. O propósito desse encontro é atualizar os nossos professores e servidores, tanto no ensino, como na pesquisa e na extensão”, finalizou o vice-reitor Prof. Dr. Wendel Cléber Soares.