Projeto da FAI leva capacitação em primeiros socorros a escolas de Adamantina
iniciativa já impactou mais de 600 alunos, professores e membros da comunidade escolar.
O projeto extensionista e de pesquisa “Capacitação em Primeiros Socorros: Promoção de Ambientes Escolares Seguros” vem transformando a realidade das escolas municipais e estaduais de Adamantina desde 2023.
Idealizado pelos professores da disciplina de serviços de saúde na comunidade, do curso de medicina do Centro Universitário de Adamantina, a iniciativa já impactou mais de 600 alunos, professores e membros da comunidade escolar, tornando as instituições de ensino mais seguras e preparadas para situações de emergência.
Neste ano, o projeto ampliou suas atividades, alcançando escolas municipais de ensino infantil (EMEIs), onde professores e pais de alunos receberam capacitação. Além disso, a ação foi estendida à Escola Técnica Herval Bellusci, localizada na zona rural, envolvendo professores, servidores e estudantes do ensino médio.
Capacitação em primeiros socorros (Acervo Pessoal).Capacitação em primeiros socorros (Acervo Pessoal).
O funcionamento do projeto começou com o contato direto com a Secretaria de Educação do Município, responsável por coordenar e agendar as atividades nas unidades escolares. Durante as visitas, os professores da disciplina supervisionam grupos de alunos, preparados para repassar informações teóricas e práticas sobre primeiros socorros, com o intuito de aproximar o aprendizado acadêmico da comunidade.
Entre os temas abordados, estão situações cotidianas que podem colocar vidas em risco, como engasgos, desmaios, convulsões e sangramentos graves. O projeto busca capacitar pessoas leigas a prestar os primeiros atendimentos, estabelecendo um ambiente seguro, acionando o socorro e aplicando as técnicas adequadas para minimizar danos e preservar vidas.
Capacitação em primeiros socorros (Acervo Pessoal).Capacitação em primeiros socorros (Acervo Pessoal).
Os alunos do primeiro ano da disciplina, previamente preparados com aulas teóricas e práticas, participaram das atividades. Foram elaborados cenários simulados para treinar o atendimento em diferentes situações de emergência, seguindo protocolos internacionais de primeiros socorros e fundamentação científica.
Neste ano, o projeto percorreu mais de 10 unidades escolares, capacitando aproximadamente 200 pessoas, entre professores, pais e alunos do ensino médio. A iniciativa também incluiu uma pesquisa com professores do ensino infantil, por meio de um questionário pré-teste, com o objetivo de avaliar a preparação desses profissionais para lidar com emergências. A pesquisa, aprovada pelo Comitê de Ética e Pesquisa (CEPe), está em fase de análise e interpretação de dados.
Capacitação em primeiros socorros (Acervo Pessoal).Capacitação em primeiros socorros (Acervo Pessoal).
A coordenação do projeto está a cargo da Prof.ª Ma. Dezolina Franciele Cardin Cordioli, da Prof.ª Dra. Marisa Furtado Mozini e do Prof. Esp. Valdecir Pereira Guimarães, que destacam a importância de envolver a comunidade no processo de ensino, pesquisa e extensão.
O aluno Márcio José Mozini Cardim, do 1º ano, relatou sua experiência com o projeto: "Contribuir para a capacitação de professores e funcionários para lidar com emergências no ambiente escolar foi uma experiência enriquecedora, que reforçou a importância de levar o conhecimento técnico além dos muros da universidade. Essa interação não apenas proporcionou aprendizado mútuo, mas também me permitiu desenvolver habilidades práticas de comunicação efetiva e empatia, essenciais para minha formação como futuro profissional da saúde”.