Transporte escolar: após reclamações Prefeitura de Adamantina anuncia medidas para sanar lotação
Medidas anunciadas nesta segunda-feira (17) informam inclusão de novos veículos nas rotas escolares.

Desde o início das aulas na rede pública de Adamantina têm sido comuns reclamações de pais de estudantes sobre a condição do transporte escolar realizado pelo município, na frota própria e no serviço contratado pelo poder público municipal e executado pela iniciativa privada que opera o transporte coletivo na cidade.
Nas primeiras horas da manhã desta segunda-feira (17), o prefeito José Tiveron e a secretária municipal de educação, Elisabeth Meireles, estiveram reunidos com motoristas do transporte escolar no almoxarifado municipal, antes da saída dos veículos.
Depois, por volta do meio dia, a Prefeitura publicou conteúdo em seu site, sobre o tema, também distribuído à imprensa.
Conforme o comunicado do poder público a lotação foi causada devido a mudança nos horários das escolas de tempo integral estaduais que passaram a ter entrada e saída muito próximas as escolas integrais municipais.
O texto menciona que há pelo menos duas semanas a administração municipal vem realizando reuniões com a empresa que executa o serviço de transporte público no município para solucionar a problemática da lotação nos ônibus, e menciona que a situação envolve elevação dos gastos com diesel e funcionários.
Como forma de solucionar o problema – prossegue a Prefeitura – a empresa prestadora do serviço já disponibilizou desde a última sexta-feira (14) mais um veículo e a partir de quarta-feira (19), haverá mais um ônibus. Por sua vez, o município também incluiu mais dois ônibus para fazer o transporte de alunos. Portanto, foram incluídos quatro novos veículos.
Além disso, segundo a administração, um dos ônibus já conta com uma monitora e o município está realizando a chamada dos candidatos em concursos para a função de monitor do transporte escolar. “No entanto, já foram convocados mais de 10 candidatos e apenas um assumiu a vaga até o momento. As chamadas continuam respeitando os prazos legais”, diz o comunicado.
Entre as ações, a Prefeitura de Adamantina informou ter firmado parceria com a Polícia Militar para que os policiais militares deem orientações aos alunos.