Especial Publicitário

De Adamantina, Maiara Genuario estreia como escritora e faz lançamento na Bienal do Livro

Ela assina o texto “Compreendendo e Utilizando Feedback”. Time de especialistas compõe a publicação.

Por: Da Redação | Acácio Rocha atualizado: 7 de novembro de 2024 | 15h17
Maiara Genuario no lanaamento do livro na Bienal em SP (Imagem: Murilo Moser). Maiara Genuario no lanaamento do livro na Bienal em SP (Imagem: Murilo Moser).

Movida a desafios, Maiara Genuario, de Adamantina, acaba de vencer mais um: estreou como escritora e teve o lançamento de sua primeira publicação na recente Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em setembro.

Ela é coautora no livro “A Profissão do Futuro - Como entender as pessoas”, pela Chave Mestra, uma das maiores editoras de coautoria do Brasil. No livro, divide sua experiência e apresenta insights valiosos no capítulo “Compreendendo e Utilizando Feedback”.

Especialista em liderança de vendas diretas, mentora comportamental, analista de temperamentos humanos, palestrante e agora escritora, Maiara teve sua atuação percebida pelos representantes da editora e foi convidada para compor o time de especialistas que assinam os textos da coletânea.

Ela contou como foi o processo. “Em uma reunião online onde me deram detalhes do projeto, disseram que são criteriosos quanto a escolha e convite dos escritores fazendo essa busca através de presença digital no nicho de desenvolvimento pessoal, e ficaram encantados com meu perfil nas redes sociais”, contou a estreante ao SIGA MAIS. “Fizemos o contrato de confidencialidade e aceitei a proposta”, completou Maiara.

Lançamento do livro na Bienal em SP (Imagem: Murilo Moser).

Maiara é casada e mãe de dois filhos. Tem perfil executora e temperamento colérico. A primeira caracterização é mais fácil de assimilar. Já o temperamento colérico é caracterizado por traços de liderança, determinação e assertividade. São pessoas cheias de energia e que não medem esforços para alcançar o que querem. São líderes natos, assertivos, decididos e ambiciosos.

Escrever seu capítulo para o livro e chegar à Bienal – considerada o maior evento cultural da América Latina – são desdobramentos decorrentes da sua capacidade. Soma-se a essas aptidões o apoio da sua rede mais próxima. “Quero agradecer a meu marido Tiago Chagas que apoia os meus projetos e foi comigo nesse momento de realização profissional. E para que pudéssemos participar desse momento tive o apoio da minha mãe Maria Carvalho, que cuidou dos meus filhos, para que eu estivesse focada no meu objetivo”, dedicou.

O lançamento do livro ocorreu no estande da Editora Chave Mestra, dia 12 de setembro, na 27ª Bienal Internacional do Livro.  “A experiência do lançamento na Bienal do Livro em São Paulo foi incrível”, comemora Maiara.

Compreender e utilizar o feedback

Em “A Profissão do Futuro - Como entender as pessoas”, cada capítulo reúne conhecimentos, vivências e lições aprendidas pelos autores, focados no desenvolvimento humano, com um objetivo comum: aprofundar-se no entendimento de pessoas e desvendar os caminhos para a (auto)liderança eficaz e da alta performance.

Lançamento do livro na Bienal em SP (Imagem: Murilo Moser).

Sobre seu capítulo “Compreendendo e Utilizando Feedback”, Maiara destacou ao SIGA MAIS que o que espera impactar no público leitor. “Quero que gestores reconheçam o imenso potencial dessa prática na construção de equipes mais fortes, mais preparadas e com resultados mais consistentes. Meu objetivo é que os leitores percebam que o feedback vai muito além de uma simples conversa sobre desempenho: é uma ferramenta estratégica de desenvolvimento e transformação”, ressalta.

A especialista frisa que ao abordar o tema espera mostrar que o feedback não deve ser apenas um momento de correção, mas também uma oportunidade de aprendizado para ambas as partes. “Quando um gestor oferece feedback claro e construtivo, ele abre espaço para que o colaborador compreenda suas áreas de melhoria e se sinta motivado a evoluir”, diz. “E, para o gestor, é um momento de praticar a empatia, identificar o que cada membro de sua equipe precisa para avançar e fortalecer a confiança mútua”, prossegue.

Lançamento do livro na Bienal em SP (Imagem: Murilo Moser).

Com esse contexto de oportunidades e ganhos recíprocos, Maiara aposta que o feedback pode ser um marco nas relações e indutor de novas oportunidades. “O impacto da minha escrita é direcionado para transformar a cultura do desligamento imediato, incentivando que gestores invistam em orientar e apoiar seus colaboradores antes de uma decisão drástica”, exemplifica. “Acredito que, com o feedback adequado, é possível corrigir rotas, ajustar expectativas e resgatar o potencial que muitas vezes está ali, esperando uma chance para se desenvolver”, pontua.

O processo da escrita

Para escrever “Compreendendo e Utilizando Feedback”, Maiara considerou os referenciais teóricos que acredita e aplica, e sua vivência prática na liderança de equipes. “Usei as referências da minha jornada de liderança de vendas diretas, onde cuidava de um time de alta performance com mais de 400 mulheres”, contou ao SIGA MAIS. “Então saber dar feedback era crucial para o desenvolvimento delas, assim como também recebia dos gestores que tive”, pondera.

Ao desligar-se da liderança desse grupo de venda direta de cosméticos com mais de 400 mulheres, onde era prestadora de serviços para uma marca de referência no país, e lançar-se em novos projetos e desafios – como contou recentemente em suas redes sociais – Maiara passou a atuar como mentora comportamental. “Ajudo líderes a trabalhar suas competências para também terem uma liderança de alta performance e sustentável”, diz.

Lançamento do livro na Bienal em SP (Imagem: Murilo Moser).

Nessa transição profissional, ouvindo seu próprio feedback e também absorvendo as avaliações externas, surgiu o convite para escrever o capítulo do livro. “Eles [a Editora] já tinham as pautas estruturadas e o escritor era livre para escrever sobre o assunto”, conta.

Além do briefing, Maiara também recebeu mentoria focada para a escrita. “Mesmo se tratando de um tema tão importante e ter várias técnicas, e exemplos sobre o assunto, confesso que escrevi e apaguei algumas vezes, até sintetizar as ideias e se adequar à proposta da publicação, para que não saísse da estrutura programada”, observa a estreante.

O texto e sua amplitude

Nas páginas de “A Profissão do Futuro - Como entender as pessoas”, são abordados tópicos relacionados ao autogerenciamento, à superação de crenças limitantes e cultivo de crenças fortalecedoras, ao desenvolvimento de talentos, à comunicação eficiente e à felicidade no trabalho.

Com isso, o capítulo “Compreendendo e Utilizando Feedback” dialoga e interage com os textos dos demais coautores. Na via inversa, e pelas perspectivas dos demais textos, a abordagem de Maiara também acolhe as demais narrativas e também contribui para a visão mais abrangente do leitor.

Lançamento do livro na Bienal em SP (Imagem: Murilo Moser).

Nesse contexto, a coletânea tem o desafio de estimular os leitores a refletirem tanto sobre liderança quanto sobre desempenho individual e em equipe, incentivando-os a adotar práticas que não apenas elevem sua atuação e sua satisfação profissional, como também a dos grupos em que estejam inseridos, para que alcancem uma compreensão profunda de como gerir pessoas, processos e tecnologias para alcançar os melhores resultados percebidos por todos.

Com esses propósitos, o livro é um recurso para aqueles que desejam performar de maneira mais eficaz, promovendo um ambiente onde a inovação, a excelência e a satisfação no trabalho prosperem.

Como adquirir

Para adquirir o exemplar de “A Profissão do Futuro - Como entender as pessoas”, o interessado pode fazer contato direto com a autora, pelo fone/WhatsApp (18) 99727-8381 ou em seu perfil @maiaragenuario no Instagram. Em breve o livro poderá ser adquirido na Amazon.

Lançamento do livro na Bienal em SP (Imagem: Murilo Moser).