Especial Publicitário

Examina Diagnósticos: ressonância magnética realiza atendimentos particulares, convênios e SUS

Atendimento SUS foi iniciado nesta semana e abre um novo marco para a saúde pública em Adamantina e

Por: Especial Publicitário | Redação: Acácio Rocha atualizado: 5 de julho de 2024 | 07h47
Equipamento de alta tecnologia atende pacientes particulares, convenios e SUS, em Adamantina (Siga Mais). Equipamento de alta tecnologia atende pacientes particulares, convenios e SUS, em Adamantina (Siga Mais).

O serviço de ressonância magnética da Examina Diagnósticos, em Adamantina, está ativo desde a segunda quinzena de maio para pacientes particulares e convênios, e iniciou nesta segunda-feira (1) o atendimento a pacientes SUS. A realização dos exames a pacientes da saúde pública cria uma nova facilidade para moradores de Adamantina e região. A oportunidade passa a ser oferecida após a pactuação dos serviços e a parceria da Examina com a Santa Casa de Adamantina na Providência de Deus. Assista conteúdo especial sobre essa novidade em diagnóstico por imagem em Adamantina.

Para acessar os serviços o morador deve aguardar o agendamento, que é feito pela Secretaria Municipal de Saúde. O paciente é atendido com data e horário marcados, com praticidade, conforto e toda a orientação da equipe da Examina Diagnósticos. No exame são geradas as imagens do diagnóstico e o laudo pelo profissional habilitado.

São geradas imagens de alta complexidade e alta resolução (Siga Mais).

O equipamento de ressonância magnética em Adamantina é um Canon Vantage Elan 1,5 Tesla. Conforme destaca o fabricante, o aparelho possui um túnel menor que proporciona maior conforto para o paciente, com baixo ruído durante a realização do exame e qualidade de imagem excepcional. Tem capacidade de realizar até 30 exames diariamente.

Imagens de alta complexidade e alta resolução

A ressonância magnética é uma ferramenta poderosa na medicina moderna, permitindo diagnósticos precisos sem o uso de radiação. O exame é seguro e proporciona imagens detalhadas que auxiliam médicos e pacientes na compreensão e tratamento de diversas condições de saúde.

É um exame de imagem avançado que utiliza um poderoso campo magnético, ondas de rádio e um computador para criar imagens detalhadas dos órgãos e tecidos do corpo. Diferente dos raios-x e da tomografia computadorizada, a ressonância magnética não usa radiação ionizante, tornando-a uma opção mais segura para muitos pacientes.

A operação do equipamento na Examina Diagnósticos é realizada pela biomédica Dra. Anne Beatriz Bortoluci Galisioli (CRBM 19438), especialista em diagnóstico por imagem, que atua no acolhimento do paciente, nos procedimentos preliminares e na realização do procedimento.

A biomédica Dra. Anne Beatriz e a gerente administrativa Elaine C. Doce (Siga Mais).

Ela destaca que o serviço de ressonância da Examina Diagnósticos tem sido procurado com maior frequência para exames de crânio – sobretudo para investigações médicas acerca de cefaleia e convulsões – e ainda exames de músculo esquelético em geral, em especial joelhos e coluna, e exames abdominais para mapeamento dos órgãos internos. “As imagens geradas são de alta complexidade e alta resolução”, ressalta.

Orientações para a realização dos exames

A biomédica Dra. Anne Beatriz faz ainda uma série de orientações aos pacientes, para a realização do exame. Na primeira etapa o paciente é instruído a retirar todos os objetos metálicos, como joias, relógios, cintos e cartões de crédito, pois o campo magnético do aparelho pode atrair esses itens, causando interferências ou até acidentes. Esses procedimentos preliminares são realizados em uma sala de acolhimento onde o paciente também recebe orientações finais sobre o procedimento.

Durante o exame, o paciente deita-se em uma mesa que desliza para dentro de um grande tubo circular, o qual contém o ímã principal. Esse ímã cria um campo magnético forte e estável, enquanto as ondas de rádio enviadas ao corpo alteram temporariamente a posição dos átomos de hidrogênio nos tecidos. Quando os átomos voltam à sua posição original, emitem sinais que são captados por receptores e convertidos em imagens detalhadas pelo computador.

Sala de acolhimento que antecede o exame de ressonância magnética (Siga Mais).Examina chegou a Adamantina em novembro de 2000 (Siga Mais).

O exame pode durar de 15 a 45 minutos – dependendo da área do corpo a ser examinada – período em que o paciente deve permanecer o mais imóvel possível para garantir a clareza das imagens. O scanner do equipamento gera ruídos semelhantes a batidas ou zumbidos. O paciente recebe protetor auricular para tornar a experiência mais confortável.

Durante o procedimento, destaca a biomédica, é estabelecida uma comunicação constante com o paciente, por meio de um interfone que faz a conexão com a sala de comando. O paciente também recebe um dispositivo para acionar uma campainha e pode pedir para interromper o exame a qualquer momento se sentir desconforto.

Segurança do paciente

A segurança do paciente é primordial durante a realização de uma ressonância magnética. A Dra. Anne Beatriz ressalta que antes do exame o paciente é submetido a uma entrevista sobre seu histórico médico e a presença de qualquer implante metálico no corpo ou dispositivo eletrônico. “Isso ajuda a equipe a avaliar a compatibilidade do paciente com a ressonância magnética”, destaca. “Pacientes com implantes metálicos, como marca-passos, clipes de aneurisma, próteses ou outros dispositivos médicos implantados, devem informar o técnico, pois alguns deles podem ser afetados pelo campo magnético”, alerta a profissional.

A biomédica reforça que é imprescindível remover todos os objetos metálicos antes do exame. Isso inclui joias, piercings, relógios, grampos de cabelo, próteses dentárias removíveis, óculos e qualquer roupa com partes metálicas, como zíperes ou ganchos.

São geradas imagens de alta complexidade e alta resolução (Siga Mais).

Em alguns casos, pode ser utilizado um contraste intravenoso para melhorar a visibilidade de certas estruturas ou patologias. Se for necessário, o paciente será informado. “O contraste é seguro e o paciente não sente absolutamente nada”, explica a biomédica da Examina. “A gente tem algumas contraindicações do contraste, como para paciente com insuficiência renal. São algumas particularidades, e é justamente essa a função da nossa triagem, no momento da entrevista que antecede o exame”, destaca.

Já mulheres grávidas devem informar sua condição, pois, embora a ressonância magnética seja segura, o uso de contraste não é recomendado durante a gravidez, e o exame só é realizado quando absolutamente necessário.

Em todas as situações, independentemente da área do corpo que será submetida ao exame, o paciente deve estar em jejum por pelo menos quatro horas antes de sua realização.

Serviço

Examina Diagnósticos Ltda

De segunda a sexta, das 06:00hrs às 19:00hrs

Aos sábados, das 07hrs às 12hrs

Fone (18) 3880-0080 | WhatsApp (18) 99733-0045

Alameda João Andrade, altura do nº 60, anexo à Santa Casa de Adamantina, Adamantina/SP.

Site | Fanpage | Instagram