Especial Publicitário

WL Equoterapia em Lucélia: serviço promove ganhos físicos e emocionais em praticantes

Atendimentos são realizados pelos irmãos Willian Maia e Leonardo Maia, na WL Equoterapia em Lucélia.

Por: Especial Publicitário | Redação: Acácio Rocha atualizado: 28 de agosto de 2024 | 19h27
Os irmaos Willian e Leonardo Maia: suas iniciais est?o presentes na WL Equoterapia em Luc?lia (Siga Mais). Os irmaos Willian e Leonardo Maia: suas iniciais est?o presentes na WL Equoterapia em Luc?lia (Siga Mais).

A equoterapia, um método terapêutico que utiliza cavalos e reconhecido por promover ganhos físicos e emocionais em seus praticantes, passa a ser oferecida em Lucélia com o início das atividades da WL Equoterapia. Os serviços são trazidos à cidade pelos irmãos Willian Maia e Leonardo Maia. Willian é educador físico e equitador. Leonardo é fisioterapeuta. As iniciais dos irmãos dão o nome ao novo espaço. Assista conteúdo especial sobre o local e os serviços.

A habilitação profissional e a vivência dos irmãos se somam e fortalecem esse novo projeto. Além da formação em áreas que diretamente interagem com a equoterapia, ambos acumulam bagagem profissional trabalhando com pessoas com deficiência.

Todas essas credenciais e a relação humanizada e sensível com esse público permitem uma abordagem ampla e potencializa o alcance dos benefícios no cotidiano dos participantes, estimulando ganhos sensoriais, reflexos, interações e a própria condição corporal.

Willian, Leonardo e a mãe Ercilene Maia (Siga Mais).

Pensando em oferecer essa ferramenta terapêutica em Lucélia, considerando a própria vivência e bagagem, e ainda diante da crescente procura pela equoterapia – inclusive moradores locais buscando esses serviços em outras cidades, exigindo deslocamentos que também implicam em custos e riscos – eles decidiram oferecer essa oportunidade na cidade onde vivem. “Sabemos da nossa capacidade, temos o espaço e identificamos que faltava esse serviço por aqui. Daí surgiu a ideia da Equoterapia WL”, revela Willian.

Sessão de equoterapia (Siga Mais).

Como equitador, ele sempre trabalhou com cavalos e essa condição também permitiu formatar o projeto. A estrutura de atendimento conta com três cavalos, cada um com características que são mais relevantes para determinado perfil de participante e sua necessidade. “A gente procura preparar o animal da melhor maneira, para cada paciente que a gente tem”, diz.

Para praticantes iniciantes é um determinado animal, por exemplo. “A gente tem cavalo para o paciente que está começando, como também para cada grau de terapia. Então, procuramos trabalhar o animal da melhor maneira para cada praticante”, completa.

Marcha tridimensional

Leonardo Maia também pontuou sobre a dinâmica da equoterapia e como ocorre a interação entre o animal e os participantes. “O cavalo tem uma marcha tridimensional, a que mais se assemelha à do ser humano. Ou seja, quando coloco uma criança em cima do cavalo, principalmente uma criança que não anda, a marcha do animal vai trazer sua postura para frente, para trás, para o lado, para o outro lado, de cima para baixo”, conta o profissional.

Sessão de equoterapia (Siga Mais).

Assim, durante as sessões, o praticante passa a vivenciar uma série de benefícios. “A equoterapia atua na coordenação motora, atenção, coordenação motora fina, coordenação motora fina grossa, equilíbrio, fortalecimento muscular, controle de tronco, entre outras condições bastante positivas”, prossegue Leonardo. “É visível e rápida a melhora da criança”, ressalta.

Em relação a praticantes autistas, a abordagem terapêutica também impacta positivamente, como na coordenação motora e na oralidade. “Até a fala a gente consegue desenvolver nesse trabalho lindo que é a equoterapia”, reforça Leonardo.

Sessão de equoterapia (Siga Mais).

Ele observa que os atendimentos pelos dois profissionais ocorrem mediante prescrição médica e não há limite de idade. Assim, havendo a indicação médica, as características e necessidades de cada interessado são avaliadas, e a partir de então é estabelecido um cronograma de sessões. Conforme cada caso, podem ser conduzidas uma ou duas sessões semanais.

Evento especial com a Apae

Nesta quarta-feira (21) a WL Equoterapia recebeu um grupo de atendidos pela APAE de Lucélia, na abertura da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla (21 a 28 de agosto).

No local oferecido um café da manhã especial com lanches, bolos, sucos e iogurte. Também foi realizada uma atividade de demonstração da equoterapia com um dos assistidos pela instituição luceliense.

Café da manhã para a Apae de Lucélia (Siga Mais).Café da manhã para a Apae de Lucélia (Siga Mais).Café da manhã para a Apae de Lucélia (Siga Mais).

Equoterapia: saiba mais

A equoterapia é um método terapêutico que utiliza cavalos em uma abordagem interdisciplinar. Essa prática visa o desenvolvimento biopsicossocial dos praticantes, utilizando o movimento tridimensional do cavalo como agente promotor de ganhos físicos e emocionais.

Os benefícios da equoterapia são amplos e incluem:

  • Melhora do equilíbrio e coordenação motora: o movimento do cavalo estimula a musculatura e a postura do praticante, auxiliando no controle do tronco e no fortalecimento muscular.
  • Aprimoramento das funções cognitivas: A interação com o cavalo e o ambiente durante as sessões promove a concentração, atenção e memória, além de melhorar habilidades de comunicação.
  • Desenvolvimento emocional e social: A relação com o animal e com os profissionais envolvidos no processo pode ajudar a aumentar a autoestima, a confiança e a capacidade de socialização do praticante.
  • Estimulação sensorial: O contato com o cavalo, o ambiente externo e as diversas texturas e sons presentes na prática contribuem para a estimulação dos sentidos, beneficiando especialmente pessoas com transtornos sensoriais.

Serviço

A WL Equoterapia fica integrada ao complexo esportivo mantido pelos irmãos e familiares (Arena WL). O local é de fácil acesso para moradores de Lucélia, Adamantina e região, seja pela Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294) ou pela vicinal Adamantina/Lucélia (veja aqui a localização).

O local funciona diariamente, com atendimento das 7h da manhã às 17h. Para mais informações, são dois telefones/WhatsApp: 18 99798 1286 (Willian) e 18 99799 3540 (Leonardo).