Educação de Mariápolis recebe atividades da 20ª Semana da Justiça pela Paz em Casa
Ações são desenvolvidas pelo Poder Judiciário de Adamantina e parceiros.
Com o tema central “educação preventiva”, Mariápolis recebeu na última segunda-feira (7) duas atividades pela “20ª Semana da Justiça pela Paz em Casa”, promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com os Tribunais de Justiça de todo país. A ação local foi realizada pelo Poder Judiciário da Comarca de Adamantina, em programação articulada pela juíza da 3ª vara, Ruth Duarte Menegatti.
Na manhã de segunda-feira ocorreu a aula inaugural presencial do curso de formação para docentes da rede de ensino do Município de Mariápolis: Lei 14.164 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação) na prática, realizada pela psicoeducadora Denise Alves Freire e pela pedagoga Denise Conde Godinho Farias Rocha, no Centro Comunitário.
Semana da Justiça pela Paz em Casa, em Mariápolis (Divulgação).Semana da Justiça pela Paz em Casa, em Mariápolis (Divulgação).Semana da Justiça pela Paz em Casa, em Mariápolis (Divulgação).
Já à noite, também no mesmo espaço, ocorreu a palestra presencial "A Justiça no Universo Escolar", com o promotor de justiça da 3ª Promotoria de Justiça da Comarca de Adamantina, Marlon Roberth de Sales, também dirigida a professores da rede de ensino do município.
Semana da Justiça pela Paz em Casa, em Mariápolis (Divulgação).
Semana da Justiça pela Paz em Casa, em Mariápolis (Divulgação).Semana da Justiça pela Paz em Casa, em Mariápolis (Divulgação).Semana da Justiça pela Paz em Casa, em Mariápolis (Divulgação).
As atividades em Mariápolis abriram a “20ª Semana da Justiça pela Paz em Casa” promovida pelo judiciário de Adamantina. As autoridades e debatedores da iniciativa foram recebidos no município pelo prefeito Ricardo Watanabe e pelo secretário municipal de educação, Rodrigo José Soares. Outros secretários municipais, diretores, coordenadores e professores estiveram presentes
A programação também se desenvolve, na semana, em Adamantina e Pacaembu.
Soltura de pássaros em Mariápolis
Na tarde desta quinta-feira (10) vai ocorrer a atividade “Aprendendo sobre o direito de ser livre”, com soltura de pássaros na mata ciliar em Mariápolis, A iniciativa integra a programação da “20ª Semana da Justiça pela Paz em Casa” e terá a participação da 3º Cia de Polícia Militar Ambiental e Secretaria Municipal de Educação de Mariápolis.
Semanas Justiça pela Paz em Casa
As Semanas Justiça pela Paz em Casa ocorrem em três épocas do ano que marcam datas importantes de sensibilização pela igualdade de gênero: o Dia Internacional da Mulher, em 8 de março; a data de sanção da Lei 11.340/06 (Lei Maria da Penha), em 7 de agosto; e o Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, em 25 de novembro. Com a edição da Portaria CNJ nº 15/2017 e da Resolução CNJ nº 254/2018, a Semana Justiça Pela Paz em Casa foi incorporada à Política Judiciária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres e passou a ocorrer de forma contínua. A primeira campanha foi realizada em março de 2015.