Polícia

Nova patente: Júlio Romagnoli é promovido a tenente-coronel da Polícia Militar

Promoção, de major para tenente-coronel, foi publicada no Diário Oficial nesta terça-feira (22).

Por: Da Redação atualizado: 23 de agosto de 2023 | 10h48
O oficial Júlio Marcelo Romagnoli dos Santos, agora tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Cedida/25 BPMI). O oficial Júlio Marcelo Romagnoli dos Santos, agora tenente-coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo (Cedida/25 BPMI).

O Diário Oficial do Estado de São Paulo publicou nesta terça-feira (22) Decreto da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que relaciona promoção de oficiais do seu quadro. Entre eles, do major Júlio Marcelo Romagnoli dos Santos, promovido a tenente-coronel. A promoção é por merecimento. O Decreto tem data de ontem (21), onde traz a nova patente do militar junto ao Quadro de Oficiais Policiais Militares (QOPM) da PM paulista.

Prestes a completar 30 anos na corporação – onde ingressou em 1994 como oficial na Academia do Barro Branco – ele comemora a nova promoção. “Agradeço a Deus, minha família por me apoiarem sempre, aos meus companheiros de trabalho e aos amigos pela promoção ao posto de tenente-coronel por merecimento. Peço forças ao Grande Arquiteto do Universo para desempenhar um trabalho digno a sociedade paulista”. Todas as promoções em sua carreira profissional de quase três décadas foram por merecimento.

Natural de Osvaldo Cruz e morando em Adamantina desde sua infância, Júlio Romagnoli foi homenageado com o título de Cidadão Adamantinense em 2018, por iniciativa dos vereadores à época, Acácio Rocha, Eder Ruete e Eduardo Fiorillo. A promoção anterior, a major, ocorreu em maio de 2020.

Hoje ele é subcomandante do 25º Batalhão da Polícia Militar do Interior (25º BPM/I), sediado em Dracena. A nova patente o habilita para que possa assumir o comando da estrutura, que responde pela organização policial militar em 22 municípios da Nova Alta Paulista, na faixa territorial de Osvaldo Cruz a Panorama. O atual comandante do Batalhão, tenente-coronel Ivan Garcia de Oliveira. está prestes a se aposentar. A futura vacância e a nova patente alcançada por Romagnoli o qualifica para eventual nomeação.

Trajetória

Nascido em Osvaldo Cruz, em 1974, Júlio Romagnoli está em Adamantina desde sua infância, chegando à cidade em 1983, quando seus pais mudaram-se em razão das obrigações profissionais. Só deixou a cidade quando ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em 1994, localizada na capital paulista, onde obteve a graduação de “Bacharel em Ciências Policiais, Segurança e Ordem Pública”, tornando-se aspirante a oficial em 1997.

Ao deixar a Academia do Barro Branco, seu primeiro desafio profissional se deu junto ao 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (4º BPM/M), na Grande São Paulo, com a patente de tenente.

Publicidade

Supermercado Godoy
Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico

Publicidade

Rede Sete Supermercado
JVR Segurança

Em 2001 voltou a residir em Adamantina e comandou as ações da PM em cidades como Lucélia e Tupi Paulista, dentro da área do 25º BPM/I.

Em 2006 atuou com destaque no comando do recém-criado Pelotão de Choque, uma força especial para fazer frente a demandas de rebeliões e motins, sobretudo diante da grande concentração de penitenciárias na área do 25º Batalhão. Atuou também na Força Tática, grupamento especial para atuações em situações extraordinárias, que demandem apoio complementar.

No ano seguinte, em 2007, assumiu interinamente o comando da 2ª Cia do 25º BPM/I, de Adamantina, sendo submetido ao desafio de reverter o cenário de insegurança vivido na cidade. Essa fase foi marcada por diversas operações ostensivas, prisões e, sobretudo, o policiamento preventivo, mediante uma maior inserção da PM junto à comunidade local. Essa dinâmica profissional tem se mantido continuamente, até os dias atuais, contribuindo para um cenário de maior segurança entre a população, conforme atestar diversos indicadores oficiais.

Já em 2012, Júlio Romagnoli foi promovido a capitão, efetivando-se no comando da 2ª Cia PM de Adamantina, que tem atuação na microrregião.

Nessa nova condição profissional e diante dos resultados até então alcançados no campo da segurança pública, se pôs motivado a liderar um trabalho de diálogo com as demais instituições da área governamental municipal e estadual, que permitiu viabilizar a construção da sede própria da 2ª Cia PM. A área foi doada pelo Município de Adamantina e a obra executada com recursos do Governo do Estado de São Paulo.

Em 2014, um marco de destaque na carreira profissional foi posicionar a 2ª Cia PM de Adamantina com o menor índice de criminalidade entre as demais regiões do Estado de São Paulo, e a sexta-posição no cenário nacional.  

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

No ano de 2018 ocupou interinamente a função de coordenador operacional do 25º BPM/I, depois assumindo a função de subcomandante, onde está até hoje. Em maio de 2020 foi promovido a major.

Formação continuada

No campo da formação profissional, se orienta por uma busca permanente e continuada, que por sua vez repercute na melhor prestação de serviços públicos à comunidade. Além da graduação pela Academia Barro Branco, Júlio Romagnoli fez uma segunda graduação, desta vez em direito, pela Faculdade EDUVALE (Avaré), tendo obtido também a aprovação no Exame de Ordem, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Cursou ainda três pós-graduações, sendo uma especialização em direito penal pela UNIP, a segunda em Direito Administrativo pela Universidade Anhanguera, e a terceira foi o mestrado em ciências policiais, segurança e ordem pública, pela Academia do Barro Branco.

Ampliando sua formação profissional, participou de curso de formação em mediação/conciliação judicial, conforme Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos anos de 2017/2018, visando a implantação de Núcleos de Mediação Comunitária (Numec), que se deram, com sucesso, em 2019, sendo instalados em Adamantina e depois em Dracena.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais