Polícia

Tenente-coronel Júlio Romagnoli recebe nesta terça (7) o título de Cidadão Adamantinense

Título foi concedido em 2018, aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.

Por: Da Redação atualizado: 8 de novembro de 2023 | 14h59
O homenageado, tenente-coronel Júlio Marcelo Romagnoli (Cedida/25BPM/I). O homenageado, tenente-coronel Júlio Marcelo Romagnoli (Cedida/25BPM/I).

O tenente-coronel Júlio Marcelo Romagnoli recebe nesta terça-feira (7), em sessão solene da Câmara Municipal de Adamantina, o título de Cidadão Adamantinense. A cerimônia acontece às 16h no plenário do legislativo local.

O homenageado é comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar do Interior (25º BPM/I), sediado em Dracena, e que responde pelo policiamento militar em 22 cidades da região, na faixa entre Osvaldo Cruz a Panorama/Paulicéia.

O título de Cidadão Adamantinense, a maior honraria local a não nascidos em Adamantina, foi concedido em 2018, por iniciativa do vereador à época, Acácio Rocha, acompanhado pelos colegas Eder Ruete e Eduardo Fiorillo. Em votação realizada em dezembro daquele ano o decreto legislativo foi aprovado por unanimidade. “O hoje tenente-coronel Júlio sempre foi um personagem ativo na segurança pública local, nos quadros da Polícia Militar. Teve uma contribuição decisiva, e liderança, para que Adamantina alcançasse os índices de segurança vividos hoje", disse Acácio. "Para além do exercício de suas funções institucionais, e com total entrega, responsabilidade e esforço cidadão, deu sua contribuição à cidade que o acolheu, juntamente com seus pais, e onde depois construiu sua família. Hoje, esse mesmo protagonismo, e toda formação, patente e conhecimento alcançados, o colocam em um projeto maior, ao comandar e liderar o 25º Batalhão da PM, condição que orgulha todos os adamantinenses”, completa. 

Conforme a legislação que disciplina a concessão da honraria, a forma de entrega oficial do título, e a data, são definidas pelo homenageado. A sessão solene desta terça-feira deve atrair autoridades civis e militares da cidade e região. O cerimonial será conduzido pelo jornalista e radialista Jonas Bonassa “Sabiá”.

Trajetória 

Nascido em Osvaldo Cruz, em 1974, Júlio Marcelo Romagnoli está em Adamantina desde sua infância, chegando à cidade em 1983, quando seus pais mudaram-se em razão das obrigações profissionais. Só deixou a cidade quando ingressou na Academia de Polícia Militar do Barro Branco, em 1994, localizada na capital paulista, onde obteve a graduação de “Bacharel em Ciências Policiais, Segurança e Ordem Pública”, tornando-se aspirante a oficial em 1997.

Ao deixar a Academia do Barro Branco, seu primeiro desafio profissional se deu junto ao 4º Batalhão da Polícia Militar Metropolitano (4º BPM/M), na Grande São Paulo, em 1997, com a patente de tenente.

Em 2001 voltou a residir em Adamantina, passando a compor o efetivo do 25º Batalhão da Polícia Militar do Interior, com sede em Dracena. Comandou pelotões da PM em cidades como Lucélia, em 2001 e 2002, e Tupi Paulista, de 2002 a 2005.

De 2005 a 2007 foi comandante de pelotão na 2ª Companhia da PM em Adamantina. Em 2007 atuou com destaque no comando do recém-criado Pelotão de Choque, uma força especial para fazer frente a demandas de rebeliões e motins, sobretudo diante da grande concentração de penitenciárias na área do 25º Batalhão. Ness mesmo período se tornou Comandante da Companhia de Força Tática, grupamento especial para atuações em situações extraordinárias, que demandem apoio complementar.

Também em 2007 assumiu interinamente o comando da 2ª Companhia da PM em Adamantina, sendo submetido ao desafio de reverter o cenário de insegurança vivido na cidade. Essa fase foi marcada por diversas operações ostensivas, prisões e, sobretudo, o policiamento preventivo, mediante uma maior inserção da PM junto à comunidade local. Essa dinâmica profissional tem se mantido continuamente, até os dias atuais, contribuindo para um cenário de maior segurança entre a população, conforme atestar diversos indicadores oficiais.

Publicidade

Dr. Paulo Tadeu Drefahl | Cirurgião Plástico
Supermercado Godoy

Publicidade

JVR Segurança
Rede Sete Supermercado

Em agosto de 2012 o 1º tenente Julio Romagnoli foi promovido a capitão. Concomitantemente assume o comando efetivo da 2º Companhia da PM de Adamantina, que era dirigido por ele de forma interina. Ficou no comando da 2ª Companhia adamantinense no período de 2012 a 2018.

Nessa nova condição profissional e diante dos resultados até então alcançados no campo da segurança pública, se pôs motivado a liderar um trabalho de diálogo com as demais instituições da área governamental municipal e estadual, que permitiu viabilizar a construção da sede própria da 2ª Cia PM. A área foi doada pelo Município de Adamantina e a obra executada com recursos do Governo do Estado de São Paulo.

Nesse período sob o seu comando, levou a 2ª Companhia de Adamantina, em 2014, ao menor índice de criminalidade entre as demais regiões do Estado de São Paulo, e a sexta-posição no cenário nacional. 

Depois dessa jornada em Adamantina, em 2018 passou a ocupar interinamente a função de coordenador operacional do 25º Batalhão, em Dracena, depois assumindo a função de subcomandante. Em maio de 2020 foi promovido a major. Além de coordenador operacional, se tornou subcomandante interino do Batalhão, de 2020 a 2023.

Recentemente, em 21 agosto deste ano, foi promovido a tenente-coronel, sua atua patente. Hoje o tenente-coronel Júlio Romagnoli é o comandante do 25º Batalhão da Polícia Militar do Interior, sediado em Dracena, que responde pela organização policial militar em 22 municípios da Nova Alta Paulista, na faixa territorial de Osvaldo Cruz a Panorama. 

Formação continuada

Nos espaços de ensino da Polícia Militar do Estado de São Paulo, além do bacharelado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, cursou mestrado profissional na mesma temática, e ainda cursos de força tática, administração de recursos humanos, polícia judiciária militar, direitos humanos, gerenciamento de crise, gestão contemporânea pela qualidade, curso nacional de multiplicador de polícia comunitária, docência para tiro defensivo na preservação da vida - Método Giraldi, negociação de crises envolvendo reféns e pessoas com propósitos suicidas, gestão contemporânea pela qualidade,  atendimento de ocorrência com explosivos, controle de distúrbios civis, e de policiamento em eventos.

Publicidade

Daiane Mazarin Estética

Em instituições fora da Polícia Militar cursou uma segunda graduação, em Direito, e alcançou a aprovação no Exame de Ordem da OAB. Cursou também seis pós-graduações, em Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Civil e Direito Processual Civil, Direito Constitucional Aplicado, Direito Público e Direitos Humanos.

Ampliando sua formação profissional, participou de curso de formação em mediação/conciliação judicial, conforme Resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), nos anos de 2017/2018, visando a implantação de Núcleos de Mediação Comunitária (Numec), que se deram, com sucesso, em 2019, sendo instalados em Adamantina e depois em Dracena.

Vida pessoal

Júlio Romagnoli é filho de Zedanei dos Santos (já falecido) e Nair Romagnoli dos Santos. É casado com Francy Mary Clímaco Lopes Romagnoli dos Santos. O casal tem dois filhos: Júlio Marcelo Romagnoli dos Santos Júnior e Pedro Augusto Clímaco Romagnoli dos Santos.

Publicidade

Cóz Jeans
Shiba Sushi Adamantina

Publicidade

Insta do Siga Mais