Grupo para cuidadores e familiares de idosos com demência vai abordar organização de medicamentos
Encontro acontece nesta quarta-feira (30), a partir das 18h, no miniauditório do bloco V da FAI.

Nesta quarta-feira (30), acontece a partir das 18h no miniauditório do Bloco V da FAI mais um encontro do Grupo para Cuidadores e Familiares de Idosos portadores de demência. Desta vez, a temática abordada será “Organização de Medicamentos – Um Momento de Cuidado”.
De acordo com o professor doutor Bruno Rocha, tratar desse tema com o público objetivo mostra que mesmo a demência não tendo cura, o tratamento correto pode retardar a progressão da doença, melhorando a qualidade de vida do paciente e também da sua rede de apoio. “Muitos dos insucessos dos tratamentos estão relacionados ao uso incorreto ou indevido dos medicamentos. Poder contribuir com um pouquinho sobre essa temática pode representar avanços no uso racional de medicamentos”, afirma.
Segundo ele, durante o encontro serão trabalhadas temáticas cotidianas como, por exemplo, se o medicamento pode ser tomado com outra bebida sem ser água. “Também abordaremos assuntos que, para muitos, “não faz mal algum”, como os chás, os produtos naturais e entre outros. A ideia central é buscar a vivência da plateia e auxiliar a elaborar estratégias”, explica.
Rocha acrescenta que apesar de não parecer, os medicamentos, apesar de serem indicados para prevenção e tratamentos de doenças, eles também podem provocar malefícios para o organismo. “Muitas das vezes, os efeitos ruins dos medicamentos estão relacionados a erros na administração dos mesmos, como por exemplo, trocar o horário da medicação”, garante.
Saiba mais
O grupo teve início no ano passado com o objetivo de melhorar o atendimento dos idosos portadores da doença de Alzheimer e outras demências em sua residência, a redução nas dúvidas e intercorrências durante os atendimentos e a melhora do suporte psicológico ao cuidador.
A iniciativa para a criação do grupo é do médico geriatra e especialista em Alzheimer e Coordenador do Internato do Curso de Medicina da FAI Alessandro Jacinto e foi organizado a partir da parceria da Prefeitura de Adamantina com a FAI.
As reuniões acontecerão todos os meses e é aberta aos familiares e cuidadores interessados, sendo coordenada por um profissional de equipe multidisciplinar. Dúvidas ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone 18 3502-3130 e/ou pelas redes sociais pelas redes sociais: @grupodeapoioacuidadores.
(Divulgação).