Presidente Prudente tem caso suspeito de coronavÃrus
Caso envolve uma mulher de 21 anos que teve contato com uma prima com suspeita da doença, em SP.
Foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, nesta segunda-feira (2), um caso suspeito de coronavírus – COVID 19 – na cidade. A ocorrência ainda não é tratada como caso suspeito pelo Ministério da Saúde.
Segundo informou o G1, a notificação envolve uma mulher de 21 anos. Ela esteve na cidade de São Paulo durante o carnaval onde teve contato com uma prima vinda do Japão, também com a suspeita da doença.
Foram colhidas amostras biológicas da mulher e encaminhadas ao Instituto Adolpho Lutz, em São Paulo. As autoridades de saúde de Presidente Prudente aguardam agora o resultado dos exames.
Ao G1, o secretário municipal de saúde de Presidente Prudente, Valmir da Silva Pinto destacou a similaridade dos sintomas aos da gripe, e a informação definitiva sobre caso só será conhecida após a divulgação dos resultados pelo Adolpho Lutz. "Os sintomas do coronavírus, são parecidos com o de uma gripe e como temos que respeitar os protocolos, foi colhido o material do paciente no mesmo dia que ele se apresentou no hospital", explicou. "Tivemos a informação de que essa pessoa, no Carnaval, teve contato com uma outra pessoa que esteve no Japão. Em função disso, tomamos as medidas necessárias. O resultado deve sair ainda essa semana", completou.
Ainda de acordo com o G1, o secretário municipal de saúde informou que a paciente não precisou ficar internada e está sob isolamento social em sua casa, junto aos familiares, onde é monitorada. "Não houve agravamento ou absolutamente nada que pudesse justificar uma internação ou isolamento hospitalar do paciente. Ele foi atendido, a primeiro momento, em hospital particular e chegou ao local com sintomas de gripe, coriza, dor de garganta", completou o secretário.
Dois casos suspeitos em Garça, na região de Marília
No sábado (29), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Garça (cerca de 35 km de Marília), confirmou em nota dois casos suspeitos de coronavírus na cidade.
Segundo a nota, na sexta-feira (28) dois moradores da cidade foram atendidos na rede municipal de saúde com sinais e sintomas de alerta como febre, tosse, falta de ar e cansaço. Ambos chegaram de viagens à Itália a poucos dias. Um dos casos suspeitos é de um homem de 21 anos e a outra suspeita é de uma idosa de 66 anos. (Continua após a publicidade...)
Ainda de acordo com a nota, os dois moradores foram avaliados na UPA 24 horas de Garça conforme o protocolo do Ministério da Saúde, e toda a equipe que estava trabalhando naquele momento cumpriu todas as determinações do protocolo.
A Secretaria Municipal de Saúde de Garça comunicou os dois casos suspeitos à Gerência de Vigilância Epidemiológica (GVE) da Regional de Saúde IX de Marília. As amostras biológicas foram encaminhadas ao Instituto Adolfo Lutz, de onde aguardamos o resultado das análises (veja mais).
Estado de São Paulo tem 136 casos suspeitos
A Secretaria de Estado da Saúde registra neste domingo (1º) 136 casos suspeitos do novo coronavírus (COVID-19). Além dos sintomas respiratórios, os suspeitos têm histórico de viagem ou contato com caso suspeito.
O Estado de SP segue com dois casos confirmados de COVID-19. Ambos foram infectados na Itália e passaram por atendimento por médico no Hospital Israelita Albert Einstein, na Capital. Foram diagnosticados pelo serviço e, atualmente, estão em isolamento domiciliar, estáveis, sob monitoramento diário pela Secretaria Municipal de São Paulo.
Mesmo com a segunda confirmação, não há mudança da situação nacional, pois não existem evidências de circulação sustentada do vírus em território brasileiro.