Santa Casa realiza sua primeira cirurgia por navegação em Adamantina
Cirurgia utiliza um sistema de imagem 3D e softwares para guiar o cirurgião durante o procedimento.
Tecnologia de ponta, precisão e segurança ao paciente são características da cirurgia por robótica ou navegação, que aconteceu na última sexta-feira (13) no novo centro cirúrgico da Santa Casa de Adamantina. A cirurgia de prótese de joelho utilizou um sistema de imagem 3D e softwares para guiar o cirurgião durante o procedimento.
A cirurgia reuniu o médico anfitrião Vitor Vilhegas - ortopedista e traumatologista especialista em cirurgia do joelho – que mobilizou os colegas da mesma área médica Heleno Cavalcante, pioneiro em cirurgia navegável, e Thiago Lucas Pádua. “É com muito prazer que vai acompanhar uma cirurgia navegada de prótese de joelho. Eu, humildemente, como pioneiro da cirurgia robótica e cirurgia navegada, faço questão de estar presente, compartilhar conhecimentos e trocar experiência com amigos” disse o médio Heleno Cavalcante, em vídeo divulgado pela Santa Casa de Adamantina em suas redes sociais.
(Cedida/Santa Casa de Adamantina).
Em suas redes, o médico Vitor Vilhegas escreveu sobre a iniciativa pioneira na cidade. “Esta semana realizamos a primeira prótese de joelho navegada na Santa Casa de Adamantina. Cirurgia com tecnologia avançada auxiliada por um computador que facilita a técnica operatória trazendo melhores resultados e maior segurança para o paciente”.
Conforme divulgou a Santa Casa de Adamantina, as vantagens da cirurgia por robótica ou navegação permitem maior precisão na localização de estruturas anatômicas, planejamento pré-operatório detalhado e menor risco de danos a nervos e vasos sanguíneos.