Solenidade de bênção marca início das obras de ampliação do pronto-socorro da Santa Casa
Ampliação do PS será realizada com recursos da UniFAI.
Com uma bênção conduzida pelo padre Afonso Maniscalco, pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, foram iniciadas na manhã desta segunda-feira (14) as obras de ampliação do pronto-socorro da Santa Casa de Adamantina. A solenidade teve a participação de gestores e funcionários do hospital, representantes da Câmara Municipal, Prefeitura e do Centro Universitário de Adamantina (UniFAI).
As obras de ampliação serão executadas com recursos da UniFAI, no valor de R$ 1.335.162,73, já que o espaço será usado como campo de estágio e internato aos alunos da instituição, dos cursos da área de saúde. Esses investimentos foram autorizados pela Lei Municipal Nº 4.029, de 1 de março de 2021.
Obras de ampliação foram pacturadas em TAC
A ampliação do PS por parte da instituição de ensino foi objeto de Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assumido nos autos da Ação Civil Pública nº 1002842- 28.2016.8.26.0081 com o Ministério Público do Estado de São Paulo e demais compromissários que figuram no processo.
Situação atual do pronto-socorro (Siga Mais).Perspectiva final do projeto de ampliação e reforma totalmente concluídos (Divulgação).
Quando da tramitação do Projeto de Lei na Câmara Municipal, a mensagem que acompanhou a pauta legislativa justificou o investimento. “É notório que o Centro Universitário de Adamantina - UNIFAI necessita de local adequado para a oferta do internado aos alunos do Curso de Medicina e que as reformas e adequações constantes dos projetos de engenharia foram planejadas para viabilizar grande parte das atividades disciplinares previstas no projeto pedagógico do Curso de Medicina, notadamente no que diz respeito à migração de 100% do internato para o Município de Adamantina, o que não está sendo possível em razão da falta de estrutura adequada. No mais, o repasse será objeto de aditamento do Termo de Colaboração, celebrado em conformidade com a Lei Municipal nº 3.825, de 25 de maio de 2018”, descreveu o documento.
Reforma da atual estrutura
A atual área do PS também vai ser reformada, porém, por meio de uma emenda parlamentar do deputado federal Enrico Misasi (PV), no valor de R$ 800 mil, anunciada à instituição hospitalar em 2019 (relembre).
Ao final, a nova área sendo ampliada pela UniFAI, integrada à área a ser reformada com recursos federais, vai permitir oferecer uma nova estrutura de atendimento e serviços no PS (veja mais).